Cultura em quantidade e qualidade começa a circular na próxima sexta-feira (26) por todo o Espírito Santo. O projeto Circulação Cultural irá reunir espetáculos teatrais e musicais selecionados nos Editais 2008 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Serão, no total, 148 apresentações, com a participação de 200 artistas, em 29 municípios capixabas. A entrada para todos os espetáculos é franca.
A solenidade de abertura será no município de Montanha, Norte do Estado, às 20 horas, no Teatro Municipal. A secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, estará presente para iniciar as atividades, que terá como atração a cantora Tamy.
Simultaneamente, a Circulação Cultural começa em outros municípios: em Castelo, o Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon recebe o show do J3. No Teatro do Porto, em São Mateus , haverá apresentação de Chico Lessa. A programação continua durante todo o fim de semana.
No dia seguinte, sábado (27), Tamy segue para Castelo; Paulo Sodré será recebido em Montanha; e a peça de teatro Nosferatu será apresentada em São Mateus. Chico Lessa se apresenta em Pancas, no Auditório Municipal.
No domingo (28) o giro continua. Fabiano Araújo se apresenta em Montanha. O espetáculo teatral Flor de Nanã será a atração de São Mateus. Em Barra de São Francisco também tem arte cênica A Feira será a atração do Centro Cultural Municipal. Ponto Belo recebe o espetáculo infanto-juvenil O Fantasma do Convento; e Piúma terá como a atração o músico Elias Wagner.
Neste mês, as apresentações em Montanha, Piúma e São Mateus acontecem sempre às 20 horas. Já em Barra de São Francisco e Ponto Belo, os espetáculos começam às 17 horas. Depois desta primeira etapa, os espetáculos continuam a circular no dia 9 de outubro e prosseguem até 07 de dezembro.
Meta
Um dos objetivos da Circulação Cultural é movimentar os teatros no interior do Espírito Santo. Dos 29 municípios que vão sediar as apresentações, 18 possuem teatros.
Gestores culturais de todo o Estado foram convidados para uma reunião, onde surgiram propostas para realizar espetáculos em espaços alternativos, já que alguns municípios têm uma vida cultural ativa. Em Brejetuba, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iconha, João Neiva, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Pancas, São Gabriel da Palha e Vargem Alta, as apresentações serão realizadas em espaços como auditórios e praças.
Já em Afonso Cláudio , as apresentações terão como palco o Centro Cultural José Ribeiro Tristão; em Alegre, o Teatro Municipal Virgínia Santos; em Anchieta, o Anfiteatro da Escola Maria Mattos; em Aracruz, o Teatro Municipal; em Barra de São Francisco, o Centro Cultural Municipal; em Cachoeiro de Itapemirim, o Teatro Rubem Braga ou a lona cultural que será montada; em Castelo, o Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon; em Guaçuí, o Teatro Fernando Torres; em Itaguaçu, o Cine Teatro Municipal; em Linhares, o Teatro Municipal; em Mimoso do Sul, o Teatro Municipal Stênio Garcia; em Montanha, o Teatro Municipal; em Muqui, o Teatro Neném Paiva; em Nova Venécia , o Centro Cultural Casarão; em Rio Novo do Sul, o Teatro Municipal Ivo Mameri; em São Mateus , o Teatro do Porto; em Viana, o Teatro Municipal; e em Venda Nova do Imigrante, a Casa da Cultura.
APRESENTAÇÕES DE SETEMBRO
Castelo (Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon)
26/09 J3 20 horas
27/09 Tamy 19 horas
CALENDÁRIO COMPLETO CIRCULAÇÃO CULTURAL NA REGIÃO SERRANA
Afonso Cláudio (Centro Cultural José Ribeiro Tristão)
23/10 – Nosferatu (teatro/dança)
24/10 – Los Zombres
25/10 – O moço que casou com a mulher brava (teatro)
21/11 – J3
22/11 – Lula de Vitória
23/11 – Os Lopas
05/12 – Fabiano Araújo
06/12 – Carne de Gato
07/12 – Um forte cheiro a Maçã (teatro)
Brejetuba
09/11 – O moço que casou com a mulher brava (teatro)
Castelo (Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon)
26/09 – J3
27/09 – Tamy
24/10 Nosferatu (teatro/dança)
25/10 Elias Wagner
21/11 Lula de Vitória
22/11 A Feira (teatro)
23/11 Paulo Sodré
Vargem Alta
19/10 – Elias Wagner
Venda Nova do Imigrante (Casa da Cultura)
30/10 – Os Cegos ou o Sábio de Flandres (teatro)
31/10 – Sol na Garganta do Futuro
* Fonte: Assessoria Secult