Nem só as praias são destinos de turistas no verão capixaba. Apesar de estar na região Serrana, a cidade de Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo, é uma das mais visitadas durante a estação mais quente do ano. São pessoas que fogem do calor do litoral capixaba para buscar um clima mais ameno nas "montanhas".
Venda Nova é considerada a "Capital Nacional do Agroturismo". As propriedades, algumas abertas à visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Nesse tipo de passeio, também é possível conhecer o cotidiano da vida rural. As belezas naturais e a diversidade da culinária do local atraem pessoas de várias regiões do país, como foi com o casal do Rio de Janeiro Paulo e Marcilene Moreira, que passou férias na cidade.
"É a segunda vez que a gente vem para cá e já estamos nos organizando para retornarmos no carnaval e também na festa junina. Foi amor à primeira vista", destacou a dona de casa Marcilene Moreira. O marido de Marcilene, Paulo Moreira, acrescentou que vale a pena encarar as sete horas dirigindo do Rio para o Espírito Santo para aproveitar o local.
"O ambiente, a tranquilidade e o clima é o mais atrai a gente. Enquanto as pessoas buscam lazer nas praias durante o verão, a gente prefere o sossego daqui." Dona de uma pousada em Venda Nova, Maria Elizete ainda pontuou mais um atrativo que impulsiona o turismo na região. "A temperatura aqui na cidade está em torno de 22ºC. Isso acaba atraindo turistas e os clientes gostam da natureza", relatou.
Culinária
Em Venda Nova do Imigrante também é possível encontrar uma culinária que faz parte da história da cidade, ligada à colonização italiana, além de artesanatos produzidos na própria cidade e artigos em couro.
"O prato típico aqui da região é a polenta, mas também temos a oferecer outros produtos que fazem a diferença, como champignon, socol, queijo, vinho, goiabada e por aí vai. Todos eles estão ligados à alta gastronomia de Venda Nova do Imigrante", disse Leandro Carnielli, que é proprietário de um tradicional comércio no município. Ele afirma que cerca de 500 clientes passam diariamente por sua loja.
Fonte: G1 ES / TV Gazeta