Cultura

Com sobras de madeira, morador da Bicuíba produziu e espalhou 30 renas pela cidade

 

As diversas renas de madeira vistas pela cidade de Venda Nova do Imigrante foram produzidas por Valdeci da Conceição, popularmente conhecido como “Nenno Conceição”, morador do bairro Bicuíba. Ao todo, são 30 réplicas dos animais que puxam o trenó do Papai Noel que estão espalhadas pela Vila Betânea e nas gramas em trevos de ruas e avenidas da cidade.

 

Nenno, que também é um dos organizadores da Semana Natalina da Vila Betânea, não se considera um artesão e lembra que a ideia de produzir as renas surgiu em uma conversa com a amiga Luciana Vilastre, servidora da Biblioteca Municipal. “Conversei com Luciana por meia hora. Ela disse que sempre quis fazer um natal assim com materiais recicláveis. Eu tinha em casa as ferramentas e as coisas para fazer. A ideia era produzir um enfeite diferente que não teria gastos, porque acho que no Natal é possível fazer as coisas sem gastos, reciclando”, contou  Nenno.

 

Além de produzir e distribuir os animais pela cidade, ele trocava as peças de lugar durante a noite para que, no dia seguinte, as pessoas tivessem a sensação de que elas se movimentavam em direção à Praça Dom Bosco.

 

“Os materiais utilizados foram sobras de madeiras e coisas simples. Algumas madeiras que haviam sido queimadas foram reaproveitadas para evitar o corte de galhos de árvores. As tampinhas de garrafa pet que se transformaram nos olhos das renas foram doadas pela Associação de Catadores de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni)”.

 

Nenno, que trabalha como vidraceiro e serralheiro, também realiza trabalho voluntário em escolas, como limpeza de telhados e troca de pisos. Ele também recolhe doações de doces e materiais para serem distribuídos para as crianças que sempre foram o foco de seu trabalho.

 

“Conseguimos fazer essas renas sem custo para a criançada ver um natal diferente. Faço um agradecimento à amiga Luciana Vilastre e também à minha esposa que é minha estrutura nessa jornada toda; agradeço a Deus e a todas as pessoas que estão comigo, trabalhando com o mesmo foco”, finaliza Nenno.

 

Confira mais Notícias

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025