* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
A BR-262 começou a receber radares na Região Serrana do Estado. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte- Dnit/ES, a previsão de funcionamento dos equipamentos eletrônicos de controle de velocidade e avanço de sinal é para este ano.
Ao todo, 30 radares já estão em fase de instalação nas rodovias BR-259 e BR-262 no Espírito Santo, sendo três no município de Venda Nova do Imigrante e dois na Fazenda do Estado (Domingos Martins).
Nessas localidades, as obras começaram na última sexta-feira (12) e, devido à demarcação dos pontos, o trânsito segue esta semana no sistema Pare x Siga.
Em Venda Nova, os três radares ficarão no trecho entre os quilômetros 108 e 110. Os equipamentos vão substituir os atuais quebra-molas na altura dos bairros Bicuíba e São João de Viçosa. Os equipamentos vão limitar a velocidade máxima a 60 km/h nas duas faixas da pista.
Fotos Leandro Fidelis |
Poste para instalação de um radar já está instalado na Fazenda do Estado. |
Ainda de acordo com o Dnit, há previsão de outros dois radares para Venda Nova. Os equipamentos deverão ser instalados na altura dos bairros Tapera e Bananeiras.
Outro ponto da BR-262 contemplado nas montanhas é o trecho na altura do quilômetro 94 na Fazenda do Estado, próximo ao trevo de acesso a Afonso Cláudio. Em breve, os dois quebra-molas serão retirados.
Além desses, dois radares também estão sendo instalados na BR-101, nas imediações do acesso ao Bairro Cidade Pomar (trecho ainda sob responsabilidade do Dnit-ES), nos km 260,140 e 261, 200, abrangendo os dois sentidos da via, com limite máximo de velocidade permitida de 60 km/h.
A medida faz parte do Plano Nacional de Controle de Velocidade e visa mitigar o índice de acidentes registrados ao longo das rodovias federais, nos locais considerados críticos, ocasionados em função do excesso de velocidade por parte dos motoristas.