Começa campanha eleitoral na região

* Por Leandro Fidelis

A campanha já começou para as eleições de 5 de outubro de 2008. Em Venda Nova e Conceição do Castelo, a 40ª Zona Eleitoral realizou nesta terça (8), uma audiência pública para divulgar a legislação eleitoral e obter apoio social para coibir a “compra de votos” e o uso abusivo da máquina administrativa. O evento, no Fórum de Venda Nova, contou com a presença de candidatos, eleitores e do arcebispo emérito de Vitória, Dom Silvestre Luiz Scandian.

Na oportunidade, os eleitores conheceram os candidatos a prefeito e vereadores em Venda Nova e Conceição. No primeiro município, concorrem à Prefeitura Dalton Perim e Orlando Filetti (Coligação: PMDB-PMN) e Evair Vieira de Melo (prefeito) e Francisco Carlos Foletto (Coligação: PSDB- PSB- PTB- PP- DEM). Ao todo são 63 candidatos a vereador em Venda Nova, contra 49 no colégio eleitoral vizinho (Confira nomes em breve aqui no site).

Em Conceição, Odael Spadeto vem como candidato a prefeito, tendo como vice Carlos Rogério Dalvi Gava na Coligação: PMDB- PSDB- PR- PV- DEM- PP- PHS. Odael enfrenta Valber de Vargas Ferreira, atual vice-prefeito, e Solimar Jubini da Coligação: PSB- PT- PPS- PTB- PRTB- PDT. Hoje também, a Justiça Eleitoral divulgou o edital com os candidatos dos dois municípios

Última hora

O prazo para registro de pedidos de candidaturas individuais venceu nesta segunda, 48 horas após o prazo final para as inscrições no Tribunal Regional Eleitoral- TRE. Dois candidatos a vereador em Conceição entraram depois do prazo, segundo divulgou o Cartório Eleitoral. No entanto, a lei permite entrar com pedido de vaga remanescente até o próximo dia 6 de agosto.

Agora, partidos, candidatos, coligações e o Ministério Público têm cinco dias para entrar com ação de impugnação de registro de candidaturas, caso comprovem relação de parentesco, rejeição de contas dos gestores públicos, falta de filiação partidária ou dupla filiação, inobservância dos prazos de desincompatibilização e sentença penal condenatória transitada em julgado. Quanto aos cidadãos, em caso de notícia de inelegibilidade, cabe apresentar denúncia ao Ministério Público.

Compra de votos

Durante a audiência, o público do auditório do Fórum opinou e esclareceu suas dúvidas com o juiz da Comarca, Valeriano Cesário Bolzan. Ele disse que quer uma campanha “limpa” e confia na participação dos eleitores de Venda Nova e Conceição na descoberta de casos de compra de votos. “A Justiça Eleitoral é ativa, não passiva, e quer andar de mãos dadas com a sociedade civil”.

O juiz destacou ainda que 50% da população brasileira não sabe que haverá eleições neste ano, baseando-se em dados divulgados recentemente em uma pesquisa.

A promotora de Justiça, Adriana Dias Paes Ristori, também quer participação da comunidade na campanha contra compra de votos. “Doação de saco de cimento, de cesta básica… Quem faz isto em troca de voto pode ser multado e ter o registro cassado, ou seja, não pode ser candidato nestas eleições. É importante que a comunidade dê um basta neste tipo de atitude”, disse.

Serviço:

Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral

Disque Ministério Público

(28) 3546-1921 ou ligação gratuita e confidencial: 0800 283 9840

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante