Começa chamada para quem está fora da escola pública

Pais que ainda não têm filhos na escola pública precisam ter atenção. As matrículas nas redes municipais e estadual vão começar nesta semana. Só no ensino estadual serão disponibilizadas mais de 70 mil vagas para todo o Estado. A Chamada Pública Escolar acontece de quinta-feira a sábado.

O secretário de Estado de Educação, Haroldo Côrrea Rocha, explica que os alunos que já estudam na rede pública já fizeram a matrícula. Agora, o cadastro é específico parta quem está fora da escola. “As famílias poderão matricular seus filhos nas escolas municipais e também nas estaduais. As vagas são para os ensinos fundamental e médio”, destaca. Para quem já era aluno da rede pública foram ofertadas mais de 300 mil vagas.

Neste ano, o pedido de transferência terá data especial: de 21 a 30 de dezembro. Nesse período serão atendidos alunos que já estudam na rede pública – que poderão solicitar mudança para outro município – e os estudantes da rede privada que desejam ingressar na rede pública.

“Vamos disponibilizar vagas para todos. Só não podemos garantir que o aluno vai conseguir se matricular numa escola específica. Pode ser que ele só consiga entrar em um outro colégio. Mas a Sedu não vai deixar ninguém sem chance de estudar”, garante o secretário.

Ele explica que, para isso, novas vagas serão abertas. “Algumas escolas foram ampliadas e vamos inaugurar outras no início do ano que vem em vários municípios do Estado. Acredito que a procura pela transferência será muito grande. Mas estamos preparados para isso”, acrescenta.

Quem não matricular seu filho em qualquer escola poderá ter uma grande dor de cabeça. É que a Sedu está com uma parceria com o Ministério Público e os Conselhos Tutelares para punir os pais. Segundo o secretário, num primeiro momento os pais receberão uma notificação. “Se não cumprirem, vão ter que responder judicialmente”, explica.

Haroldo destaca que a medida visa a acabar com a evasão escolar e diminuir o número de crianças fora da escola. “A legislação diz que a Educação é direito de todos. O Estado deve cumprir com parte disso. Mas a família é também grande responsável. Se os pais não se responsabilizarem, o Conselho Tutelar vai agir e o Ministério Público também”, acrescenta.

Hoje, representantes da Sedu vão ser reunir com o Ministério Público para discutir como realmente vai funcionar esse esquema de punição e como será a fiscalização.

De 12 a 14 de novembro: Chamada Pública Escolar para quem não tem filho matriculado em escola nenhuma. Os pais ou responsáveis pelo aluno devem comparecer às unidades de ensino

De 3 a 5 de dezembro: É o período em que os pais, o responsável ou o próprio aluno – se for maior de idade – devem retornar ao posto onde foi feito o cadastro na Chamada Pública Escolar. No local, eles receberão a ficha de encaminhamento de matrícula e também de matrícula de remanejamento

De 7 a 11 de dezembro: Período para matrículas dos alunos cadastrados na primeira etapa da Chamada Pública Escolar e alunos remanejados

De 21 a 30 de dezembro: Matrículas dos alunos não cadastrados na Chamada Pública Escolar e para alunos transferidos, inclusive aqueles que vêm da rede privada

Documentação: Certidão de Nascimento, comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração (a partir da 2ª série do ensino fundamental de oito anos e do 2º ano do ensino fundamental de nove anos), comprovante de residência original (IPTU ou conta de água, de energia elétrica ou de telefone, ou ainda contrato de locação)

Jornal A Gazeta

Confira mais Notícias

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio

Sedu oferece formação em Letramento Racial