* Redação FMZ
Já estão à disposição na Secretaria Municipal de Turismo de Venda Nova os ingressos gratuitos para a apresentação da Orquestra de Câmara Italiana Interpreti Veneziani, de Veneza (Itália). A orquestra se apresentará no Centro Cultural e Turístico da cidade nesta sexta-feira (25), às 19h30, o espetáculo faz parte da série Concertos Internacionais- programa Cultura na Escola no Espírito Santo.
Na quinta (24), haverá uma apresentação no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. São as duas únicas cidades capixabas na rota da companhia.
Os Interpreti Veneziani fizeram sua estreia em 1987, conquistando prestígio imediatamente, devido à “exuberância jovem e ao brio tipicamente italiano que caracteriza suas apresentações”.
O talento dos membros deste grupo, sua proficiência como músicos solistas e de conjunto, e o alto nível de suas interpretações valeram aos Interpreti Veneziani um entusiástico boas-vindas tanto do público quanto da crítica.
Suas importantes realizações incluem participação no Festival de Melbourne, no Festival de Bayreuth e em concerto no Palácio Real de Estocolmo; participação na telemaratona no Teatro Kirov que assinalou a volta do nome de São Petersburgo, um concerto na Sala Sinfônica de Osaka em transmissão ao vivo para a rádio japonesa, concerto na Sala Suntory e na Sala Kjoi de Tóquio e apresentações em concertos sazonais como os de Sapporo e Yokohama ao longo de seis turnês ao Japão.
Os Interpreti Veneziani empreenderam repetidas turnês à Austrália e foram convidados várias vezes para as Américas (Bahamas, México, Venezuela, Guatemala, Colômbia). Em janeiro de 2007 fizeram sua primeira turnê aos Estados Unidos, onde continuam a se apresentar todos os anos.
As atividades de gravação dos Interpreti Veneziani incluem a produção de um primeiro CD com os editores musicais Musikstrasse com música de Giuseppe Tartini e 18 CDs gravados com Rivo Alto.
Nos últimos 24 anos, os Interpreti Veneziani apresentaram cerca de 200 concertos sazonais na Igreja San Vidal, em Veneza.
O projeto “Concertos Internacionais- programa Cultura na Escola” já trouxe ao Estado orquestras europeias das mais variadas, a exemplo das orquestra de Câmara da França e da holandesa Sinfonia de Rotterdam.