Começa em supermercados da GV campanha para incentivar consumo da carne suína

O Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) vai investir quase um R$ 1 milhão para estimular o setor da suinocultura capixaba em três anos. Uma das ações do PNDS é a campanha de marketing “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, que está sendo implantada em supermercados da Grande Vitória.

Nos últimos dias 15 e 16, o especialista em cortes e preparo de carne suína, Daniel Furtado, esteve no Estado para realizar um treinamento para açougueiros em dois supermercados da região metropolitana, (Perim, em Vila Velha e Santo Antônio, em Guarapari). Além desses estabelecimentos, a campanha também será realizada no frigorífico Mosquini, em Vargem Alta, na Região Serrana.

As ações da campanha de marketing começaram em 2009 e prosseguem até 2012. O objetivo principal é aumentar em dois quilos o consumo per capita de carne suína. A Associação dos Suinocultores do Espírito Santo- Ases está coordenando as ações no Estado.

Segundo o presidente da Ases, José Puppin, o intenção é tornar o produto mais atraente na gôndolas dos supermercados. “Hoje o consumidor encontra a carne suína em cortes grandes que dificultam até mesmo o preparo. A ideia é oferecer o produto de maneira mais fracionada, como acontece com outras carnes, para que o consumidor se sinta estimulado a adquirir produto”, explica Puppin.

Apesar de representar somente 0,7% de participação da atividade a nível nacional, a suinocultura capixaba é uma importante fonte de renda para famílias capixabas proprietárias de imóveis rurais com extensão na faixa de 2 a 8 hectares. A produção média mensal é de 1800 toneladas, que representa 40% do consumo local, onde é consumida toda a produção. Até 2012, o projeto vai investir quase um milhão de reais para o desenvolvimento da suinocultura estadual.

O projeto piloto da campanha, realizado no supermercado Perim de Cachoeiro de Itapemirim, em 2008, foi recordista nacional de resultados. O aumento nas vendas de cortes do produto foi de 238%. Esse resultado somente foi obtido com o empenho de parceiros da ASES e do Sebrae Nacional. Além do Espírito Santo, o PNDS possui ações em mais sete estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo geral do plano é aumentar o consumo per capita de carne suína de 13 quilos para 15 quilos/ano.

Outra ação do PNDS, que já está em andamento, é a realização de um estudo para mapear o consumo de carne suína na região metropolitana, mercado com maior potencial no estado. Mais de 1.300 estabelecimentos, entre hipermercados, supermercados e açougues que comercializam carne suína na região vão participar do levantamento. Uma consultoria contratada pelo Sebrae vai realizar a pesquisa, que deve ficar pronta em maio.

Dados sobre a carne suína disponibilizados pela ABCS:

•A carne suína representa 39% do consumo mundial de proteína animal e é a carne mais consumida no mundo.

•Na Europa, o consumo de carne suína é de 45 quilos per capita/ano.

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS