O Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) vai investir quase um R$ 1 milhão para estimular o setor da suinocultura capixaba em três anos. Uma das ações do PNDS é a campanha de marketing Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína, que está sendo implantada em supermercados da Grande Vitória.
Nos últimos dias 15 e 16, o especialista em cortes e preparo de carne suína, Daniel Furtado, esteve no Estado para realizar um treinamento para açougueiros em dois supermercados da região metropolitana, (Perim, em Vila Velha e Santo Antônio, em Guarapari). Além desses estabelecimentos, a campanha também será realizada no frigorífico Mosquini, em Vargem Alta, na Região Serrana.
As ações da campanha de marketing começaram em 2009 e prosseguem até 2012. O objetivo principal é aumentar em dois quilos o consumo per capita de carne suína. A Associação dos Suinocultores do Espírito Santo- Ases está coordenando as ações no Estado.
Segundo o presidente da Ases, José Puppin, o intenção é tornar o produto mais atraente na gôndolas dos supermercados. Hoje o consumidor encontra a carne suína em cortes grandes que dificultam até mesmo o preparo. A ideia é oferecer o produto de maneira mais fracionada, como acontece com outras carnes, para que o consumidor se sinta estimulado a adquirir produto, explica Puppin.
Apesar de representar somente 0,7% de participação da atividade a nível nacional, a suinocultura capixaba é uma importante fonte de renda para famílias capixabas proprietárias de imóveis rurais com extensão na faixa de 2 a 8 hectares. A produção média mensal é de 1800 toneladas, que representa 40% do consumo local, onde é consumida toda a produção. Até 2012, o projeto vai investir quase um milhão de reais para o desenvolvimento da suinocultura estadual.
O projeto piloto da campanha, realizado no supermercado Perim de Cachoeiro de Itapemirim, em 2008, foi recordista nacional de resultados. O aumento nas vendas de cortes do produto foi de 238%. Esse resultado somente foi obtido com o empenho de parceiros da ASES e do Sebrae Nacional. Além do Espírito Santo, o PNDS possui ações em mais sete estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo geral do plano é aumentar o consumo per capita de carne suína de 13 quilos para 15 quilos/ano.
Outra ação do PNDS, que já está em andamento, é a realização de um estudo para mapear o consumo de carne suína na região metropolitana, mercado com maior potencial no estado. Mais de 1.300 estabelecimentos, entre hipermercados, supermercados e açougues que comercializam carne suína na região vão participar do levantamento. Uma consultoria contratada pelo Sebrae vai realizar a pesquisa, que deve ficar pronta em maio.
Dados sobre a carne suína disponibilizados pela ABCS:
A carne suína representa 39% do consumo mundial de proteína animal e é a carne mais consumida no mundo.
Na Europa, o consumo de carne suína é de 45 quilos per capita/ano.