Começa nesta quarta-feira (19) o Circulação Cultural 2012

Em sua quinta edição, o Programa Circulação Cultural levará cerca de 180 apresentações culturais com entrada franca para todas as regiões capixabas. Com início na próxima quarta-feira (19), essa grande agenda vai até março de 2013 e oferecerá shows musicais e espetáculos de teatro e de dança produzidos por artistas residentes no Espírito Santo. Quem abre esse extenso calendário cultural é o músico Chico Lessa com o seu show “Um guarda-chuva pra esquecer” que será realizado na noite de quarta-feira, no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Tereza (ver programa com as primeiras apresentações no final da matéria).

 

Este ano, o Circulação dará prioridade aos bairros e territórios atendidos pelo Programa Estado Presente – grande mobilização institucional do Governo do Espírito Santo junto às comunidades com alto índice vulnerabilidade social.

 

Envolvendo em torno de 400 artistas, essa ação de fomento e de difusão atende a duas necessidades comuns à produção cultural local: a possibilidade de artistas entrarem em contato com públicos diversos, divulgarem e disseminarem os seus trabalhos, e a formação de público para a produção artístico-cultural capixaba contemporânea.

 

Desde o início do Circulação Cultural, já foram realizadas quase 600 apresentações em todos os municípios do Estado, atingindo um público em torno de 100 mil pessoas e envolvendo o trabalho de aproximadamente 900 artistas e técnicos da área. Os shows e espetáculos acontecem simultaneamente em locais diferentes. A programação das apresentações é elaborada levando em conta a agenda dos artistas, a solicitação dos municípios e a estrutura adequada para cada apresentação.

 

A coordenadora de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Rita Sarmento, ressalta que o Circulação Cultural é um importante instrumento para a popularização da cultura capixaba: “essa iniciativa tem contribuído para o fortalecimento do mercado artístico e para a promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios”, afirma Rita.

 

Fazem parte da edição de 2012 os projetos contemplados em três editais da Secult: o Edital nº 018, voltado para apresentações de Teatro e Dança; o Edital nº 028 e nº 29 que contemplam, respectivamente, shows musicais e bandas civis. O Circulação Cultural é uma realização da Secult feita em parceria com os municípios capixabas e tem promovido o acesso à arte, para que a arte tenha acesso a todos e para que o Espírito Santo conheça mais de si mesmo.

Quem é Elton Pinheiro

 

Elton Pinheiro faz parte daquele seleto time de artistas que já nascem grandes. Seu primeiro disco é simplesmente uma obra prima, uma arte completa em que a maturidade do artista se reflete em todas as ambiências. Elton é um exímio artesão da música e do verso, e isso não é fruto do acaso: o cantor e compositor, na sua trajetória artística, equilibra-se entre a literatura e a música.

 

No caso da literatura, Elton tem algumas realizações significativas, como o livro de poesiaOrações com vícios de linguagens (2008), publicado pela Secult, além de vários contos e poemas publicados em revistas e coletânias literárias do país. Já em relação a música, embora seu primeiro trabalho só agora tenha se consolidado, a vivência é ad infinitum, confunde-se com a própria existência do artista.

 

Esse equilíbrio de tensões entre a poesia e a canção é a força motriz de Lavrador. Fã declarado da escrita de Guimarães Rosa e James Joyce, Elton Pinheiro incorpora desses dois grandes nomes a experimentação com a linguagem e atravessa as fronteiras que demarcam os discursos literários e musicais. Há no seu trabalho a inquietação criativa, o gosto pela invenção. Canções como “Matador” e “Molambo”, assim como a que dá título ao disco, são exemplos da busca incessante de Elton por expandir, tensionar e transcender os limites da poesia e da música.

 

A maturidade musical de Elton reflete-se também na escolha dos atores que contracenam no disco. Rodrigo Campello (atualmente músico/produtor de Roberta Sá, já trabalhou com Beth Carvalho, Fernanda Abreu, Marisa Monte e Pedro Luís) assinaos arranjos, a produção, os baixos e programações, que também contou com a gravação e co-produção do engenheiro de som e produtor musical Eber Pinheiro (Itaal Shur, Bebel Gilberto, Lulu Santos, Lenine, Marina Lima, Cidade Negra, entre outros). Figuram também no time Jr. Tolstoi (guitarrista e produtor do Lenine), o baterista C.A. Ferrari (Pedro Luís e a Parede), o percussionista Marcos Suzano (Djavan, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Sting, entre outros), o bombardino de Everson Soares (Roberta Sá) na faixa “Chão de rock”, o violoncelo de Lui Coimbra (Naná Vasconcellos) na faixa “Análise” e o violoncelo de Dave Eggar (Coldplay, Evanescence, The Who e Pink Floyd) na faixa “Amor do mar”, que dá vida e cor à voz e violão de Elton na canção “Amor do mar”, grand finale da obra.

 

A solidez do trabalho traz a escuta da história da música brasileira, em especial na citação dos compositores Noel Rosa, Herivelto Martins, na influência de Guimarães Rosa, assim como na cristandade, no desolo social e nos possíveis efeitos da psicanálise no discurso da pós-modernidade.Todo o disco é uma obra de arte dividida em 12 canções, que propõe à música brasileira contemporânea o pensamento cantado e a escuta apurada como um diálogo com o mundo a partir do Espírito Santo e do Brasil.

 

Acompanhado dos excelentes músicos Edu Szajnbrum (bateria, percussões e programações) e Rodolfo Simor (baixo, guitarra e programações), Elton presenteará o público com as canções desse que é um dos melhores discos feito por artistas capixabas em 2012. 

 

Programação Circulação Cultural 2012

 

19/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Santa Teresa

Horário: 20 horas

 

20/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Teatro Municipal Geraldo Lestario – Itaguaçu

Horário: 20 horas

 

21/09 – Música

Lavrador – Elton Pinheiro

Local: Auditório da Escola Municipal Aldi Soares – Conceição do Castelo

Horário: 19 horas

 

22/09 – Música

Lavrador – Elton Pinheiro

Local: Centro Cultural e Turismo – Venda Nova do Imigrante

Horário: 20 horas

 

26/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Casarão – Nova Venécia

Horário: 20 horas

 

27/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Ilda Ferreira – São Gabriel da Palha

Horário: 20 horas

 

28/09 – Música

Padedê de Sararás – Zé Moreira

Local: Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Santa Teresa

Horário: 19h30min

 

Teatro

Confissão de Amor – Grupo de Teatro Arautos

Local: Teatro Municipal Ivo Mameri – Rio Novo do Sul

Horário: 20 horas

 

29/09 – Música

CapixabicES – Gardênia Marques

Local: Teatro Municipal Geraldo Cestari – Itaguaçu 

Horário: 20 horas

 

Teatro

Confissões de Amor – Grupo de Teatro Arauto

Local: Teatro Municipal Neném Paiva – Muqui

Horário: 20 horas

 

30/09 – Teatro

Sono e sonhos – Grupo Rerigtiba de Teatro

Local: Teatro Municipal Rubem Braga – Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 16 horas

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas