Cultura

Começa nesta quarta-feira (19) o Circulação Cultural 2012

Em sua quinta edição, o Programa Circulação Cultural levará cerca de 180 apresentações culturais com entrada franca para todas as regiões capixabas. Com início na próxima quarta-feira (19), essa grande agenda vai até março de 2013 e oferecerá shows musicais e espetáculos de teatro e de dança produzidos por artistas residentes no Espírito Santo. Quem abre esse extenso calendário cultural é o músico Chico Lessa com o seu show “Um guarda-chuva pra esquecer” que será realizado na noite de quarta-feira, no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Tereza (ver programa com as primeiras apresentações no final da matéria).

 

Este ano, o Circulação dará prioridade aos bairros e territórios atendidos pelo Programa Estado Presente – grande mobilização institucional do Governo do Espírito Santo junto às comunidades com alto índice vulnerabilidade social.

 

Envolvendo em torno de 400 artistas, essa ação de fomento e de difusão atende a duas necessidades comuns à produção cultural local: a possibilidade de artistas entrarem em contato com públicos diversos, divulgarem e disseminarem os seus trabalhos, e a formação de público para a produção artístico-cultural capixaba contemporânea.

 

Desde o início do Circulação Cultural, já foram realizadas quase 600 apresentações em todos os municípios do Estado, atingindo um público em torno de 100 mil pessoas e envolvendo o trabalho de aproximadamente 900 artistas e técnicos da área. Os shows e espetáculos acontecem simultaneamente em locais diferentes. A programação das apresentações é elaborada levando em conta a agenda dos artistas, a solicitação dos municípios e a estrutura adequada para cada apresentação.

 

A coordenadora de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Rita Sarmento, ressalta que o Circulação Cultural é um importante instrumento para a popularização da cultura capixaba: “essa iniciativa tem contribuído para o fortalecimento do mercado artístico e para a promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios”, afirma Rita.

 

Fazem parte da edição de 2012 os projetos contemplados em três editais da Secult: o Edital nº 018, voltado para apresentações de Teatro e Dança; o Edital nº 028 e nº 29 que contemplam, respectivamente, shows musicais e bandas civis. O Circulação Cultural é uma realização da Secult feita em parceria com os municípios capixabas e tem promovido o acesso à arte, para que a arte tenha acesso a todos e para que o Espírito Santo conheça mais de si mesmo.

Quem é Elton Pinheiro

 

Elton Pinheiro faz parte daquele seleto time de artistas que já nascem grandes. Seu primeiro disco é simplesmente uma obra prima, uma arte completa em que a maturidade do artista se reflete em todas as ambiências. Elton é um exímio artesão da música e do verso, e isso não é fruto do acaso: o cantor e compositor, na sua trajetória artística, equilibra-se entre a literatura e a música.

 

No caso da literatura, Elton tem algumas realizações significativas, como o livro de poesiaOrações com vícios de linguagens (2008), publicado pela Secult, além de vários contos e poemas publicados em revistas e coletânias literárias do país. Já em relação a música, embora seu primeiro trabalho só agora tenha se consolidado, a vivência é ad infinitum, confunde-se com a própria existência do artista.

 

Esse equilíbrio de tensões entre a poesia e a canção é a força motriz de Lavrador. Fã declarado da escrita de Guimarães Rosa e James Joyce, Elton Pinheiro incorpora desses dois grandes nomes a experimentação com a linguagem e atravessa as fronteiras que demarcam os discursos literários e musicais. Há no seu trabalho a inquietação criativa, o gosto pela invenção. Canções como “Matador” e “Molambo”, assim como a que dá título ao disco, são exemplos da busca incessante de Elton por expandir, tensionar e transcender os limites da poesia e da música.

 

A maturidade musical de Elton reflete-se também na escolha dos atores que contracenam no disco. Rodrigo Campello (atualmente músico/produtor de Roberta Sá, já trabalhou com Beth Carvalho, Fernanda Abreu, Marisa Monte e Pedro Luís) assinaos arranjos, a produção, os baixos e programações, que também contou com a gravação e co-produção do engenheiro de som e produtor musical Eber Pinheiro (Itaal Shur, Bebel Gilberto, Lulu Santos, Lenine, Marina Lima, Cidade Negra, entre outros). Figuram também no time Jr. Tolstoi (guitarrista e produtor do Lenine), o baterista C.A. Ferrari (Pedro Luís e a Parede), o percussionista Marcos Suzano (Djavan, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Sting, entre outros), o bombardino de Everson Soares (Roberta Sá) na faixa “Chão de rock”, o violoncelo de Lui Coimbra (Naná Vasconcellos) na faixa “Análise” e o violoncelo de Dave Eggar (Coldplay, Evanescence, The Who e Pink Floyd) na faixa “Amor do mar”, que dá vida e cor à voz e violão de Elton na canção “Amor do mar”, grand finale da obra.

 

A solidez do trabalho traz a escuta da história da música brasileira, em especial na citação dos compositores Noel Rosa, Herivelto Martins, na influência de Guimarães Rosa, assim como na cristandade, no desolo social e nos possíveis efeitos da psicanálise no discurso da pós-modernidade.Todo o disco é uma obra de arte dividida em 12 canções, que propõe à música brasileira contemporânea o pensamento cantado e a escuta apurada como um diálogo com o mundo a partir do Espírito Santo e do Brasil.

 

Acompanhado dos excelentes músicos Edu Szajnbrum (bateria, percussões e programações) e Rodolfo Simor (baixo, guitarra e programações), Elton presenteará o público com as canções desse que é um dos melhores discos feito por artistas capixabas em 2012. 

 

Programação Circulação Cultural 2012

 

19/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Santa Teresa

Horário: 20 horas

 

20/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Teatro Municipal Geraldo Lestario – Itaguaçu

Horário: 20 horas

 

21/09 – Música

Lavrador – Elton Pinheiro

Local: Auditório da Escola Municipal Aldi Soares – Conceição do Castelo

Horário: 19 horas

 

22/09 – Música

Lavrador – Elton Pinheiro

Local: Centro Cultural e Turismo – Venda Nova do Imigrante

Horário: 20 horas

 

26/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Casarão – Nova Venécia

Horário: 20 horas

 

27/09 – Música

Um guarda-chuva pra esquecer – Chico Lessa

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Ilda Ferreira – São Gabriel da Palha

Horário: 20 horas

 

28/09 – Música

Padedê de Sararás – Zé Moreira

Local: Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Santa Teresa

Horário: 19h30min

 

Teatro

Confissão de Amor – Grupo de Teatro Arautos

Local: Teatro Municipal Ivo Mameri – Rio Novo do Sul

Horário: 20 horas

 

29/09 – Música

CapixabicES – Gardênia Marques

Local: Teatro Municipal Geraldo Cestari – Itaguaçu 

Horário: 20 horas

 

Teatro

Confissões de Amor – Grupo de Teatro Arauto

Local: Teatro Municipal Neném Paiva – Muqui

Horário: 20 horas

 

30/09 – Teatro

Sono e sonhos – Grupo Rerigtiba de Teatro

Local: Teatro Municipal Rubem Braga – Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 16 horas

Confira mais Notícias

CineSesc Itinerante chega à Venda Nova com exibição gratuita de filmes e curtas-metragens

Tradição e sabor marcam 24ª Festa do Socol dias 02 e 03 de maio em Venda Nova

Festa do Morango de Pedra Azul muda de data e este ano será em setembro

Casarão da Família Scabelo, em Venda Nova , terá projeto de restauro com investimento do Governo do ES

História do único fabricante de concertinas do Espírito Santo vira documentário

Rua do Monumento ao Imigrante Italiano

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita