Começa nesta sexta (14) Exposição Nacional de Orquídeas em Pedra Azul

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de março, quem passar pela BR 262, no Km 96, em Pedra Azul, Domingos Martins, poderá conferir a Exposição Nacional de Orquídeas. Produtores locais e orquidófilos de estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, devem participar do evento, no Villaggio d’Italia. A expectativa é de que cerca 5 mil pessoas visitem a exposição e a entrada é gratuita.

 

Além da exposição, o evento vai contar com pratos temáticos alusivos às orquídeas e peças de artesanato, torrefação especial de cafés e palestras com especialistas. O objetivo é dar visibilidade aos produtores de orquídeas, disseminando a cultura de consumo e utilização dessas flores.

 

“As orquídeas são um dos grandes atrativos de Pedra Azul. E um dos objetivos de trazer o evento às Montanhas é tornar o consumo da planta algo constante e difundido. Queremos quebrar a sazonalidade da demanda”, explica o orquidófilo e organizador da exposição, Heron Gonçalves.

 

Prêmio

 

Em 20 estandes, a exposição reunirá exemplares que variam de espécies puras a híbridos raros. As espécies expostas serão avaliadas e premiadas por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie.

 

A premiação se divide em doze categorias: Cattleya Guttata Tipo; Cattleya Guttata Variedades; Cattleya Labiata Tipo; Cattleya Labiata; Cattleya Labiata Variedades; Micro Orquídeas; Botânica; Híbrido Asiático; Cattleya Híbrida; Voto popular; Raridades, e Melhor Planta da Exposição.

 

O julgamento das categorias será realizado na sexta-feira, dia 14, das 17h às 19h, e a premiação às 19h30, com presença dos expositores, convidados e autoridades.

 

Palestra

 

Os visitantes da exposição poderão assistir palestra com profissionais de conhecimento do setor. O especialista com mais de 20 anos de experiência no estudo das orquídeas, Luiz Carlos Valentini, vai ministrar sobre o cultivo da planta no dia 15 de março, sábado, às 11h e 16h, e no domingo dia 16, às 11h. “Na ocasião, vamos discutir a influência do ar, da água e da luz no cultivo das orquídeas”, diz Valentini.

 

O especialista e médico, Aloisio Falqueto, que nos últimos anos desenvolve um trabalho com plantas ornamentais e mantém em Venda Nova do Imigrante um laboratório para reprodução de orquídeas, também vai ministrar palestra no evento, sábado (15), às 16h. Falqueto vai abordar, entre outros assuntos, sobre perfis de colecionadores, cultivo organizado para a preservação das espécies nativas e mercado de orquídeas no país.

 

Gastronomia e artesanato

 

Pratos temáticos vão dar um sabor especial ao evento. O restaurante Travoletta, no mesmo local, irá preparar, especialmente para evento, quatro pratos alusivos às orquídeas, no valor de R$ 29,90, para cada refeição.

 

Os pratos são: Labiata (strognof de filé de frango, arroz branco e legumes na manteiga), Guttata (Strognof bovino, arroz branco e legumes na manteiga), Schilleriana (Parmegiana de frango e espaguete ao pomodoro) e Warneri (Parmegiana bovino e espaguete ao pomodoro).

 

A torrefação especial de cafés da região para a exposição, também está sendo elaborada, pelo Café do Rafa, além de drinks exclusivos, e peças de artesanatos também estarão em evidência no evento.

 

SERVIÇO:

Exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia

 

Data: 14 a 16 de março (de sexta a domingo)

 

Horário: 14 (sexta) e 15 (sábado), das 9h às 21h

             16 (domingo), das 9h às 18h

 

Local: Orchidário Villaggio d’Italia- km 96 da BR 262, em Pedra Azul – Domingos Martins

 

Atrações:

– Concurso, Exposição e venda de Orquídeas;

– Palestras com especialistas em orquídeas, Luiz Carlos Valentini e Aloisio Falqueto;

– Peças de artesanato alusivas às orquídeas;

– Pratos executivos temáticos voltados para a exposição;

– Torras especiais de cafés da região.

             

*Entrada gratuita

Confira mais Notícias

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo