O julgamento do 2º Concurso de Queijos do Espírito Santo teve início na manhã desta quinta-feira (9), no Carapina Centro de Eventos, integrando a programação da GranExpoES 2012.
O concurso, organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Gerência Estadual de Pecuária, que integra a Secretaria de Estado da Agricultura, tem como objetivo despertar o senso crítico da população quanto à qualidade dos produtos e a importância de consumir alimentos devidamente inspecionados.
Aproximadamente 30 produtos, de 20 laticínios, foram inscritos e disputam nas categorias queijo tipo minas (“meia cura”), queijo minas padrão e destaque especial. Os queijos serão julgados por profissionais da área de inspeção de produtos lácteos, da indústria de laticínios e pesquisadores, e professores da área de laticínios.
Premiação
O resultado do concurso será divulgado neste sábado (11), às 19 horas, durante a programação da GranExpoES. Serão premiados com troféus os três primeiros classificados em cada categoria.
Todas as indústrias concorrentes são localizadas no Espírito Santo e são registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conforme exigido por lei para a comercialização de produtos de origem animal.