Começam preparativos para festa de Corpus Christi em Castelo

No município de Castelo, no Sul do Espírito Santo, a comunidade já está mobilizada na preparação da festa de Corpus Christi, que acontece próximo dia 11 de junho. A cidade é conhecida por ter a festa mais tradicional do Estado e os preparativos estão a todo vapor.

Os grupos responsáveis pela confecção do tapete se reúnem diariamente para dar conta de deixar tudo pronto e surpreender moradores e turistas.

Os materiais utilizados são reaproveitados e transformados pelas mãos dos voluntários. Caixas, pó de serra, pó de pneu, pedras, isopor, tinta e muitos outros se modificam com a criatividade de todos que colaboram com o trabalho.

“Há mais de 30 anos participo dos preparativos e também da montagem do tapete. Não abro mão disso. É gratificante e da orgulho ver tudo lindo no final. Enquanto eu tiver saúde e condições vou participar”, conta a dona de casa, de 72 anos, Ana Destefani Fioreze.

Nesse trabalho o exemplo de que a união faz a força. Ao lado de dona Ana está Taiana, 12 anos, ainda nova, mas com determinação e disciplina gosta do que faz. “Esse é o quarto ano que ajudo e acho muito legal. O melhor de tudo é quando fazemos o tapete e temos nosso trabalho reconhecido”.

E não são apenas mulheres envolvidas na atividade. Os homens também colocam a mão na massa. “Tem que juntar todo mundo. Não importa se é homem, mulher ou criança, todos têm o seu papel e são fundamentais no trabalho que é gratificante”, diz o comerciante Otávio Faccini Filho.

Este ano serão 15 passadeiras e 15 quadros que vão colorir as principais ruas de Castelo. O percurso soma 1.200 metros e para dar conta de deixar tudo pronto na data e hora certas aproximadamente 2.500 pessoas vão trabalhar na confecção do tapete.

“Sempre parece que não vamos dar conta de terminar os trabalhos, mas no final o resultado é positivo e o que vemos são lindas produções que encantam turistas e moradores de Castelo. Este ano a expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem da festa”, finaliza um dos coordenadores da festa, Geraldo Vinco.

(* Texto: Kyssila Garcia- Gazeta Online Sul)

Confira mais Notícias

Espírito Madeira apoia o Fórum Qualidade da Madeira e fortalece o setor florestal

Saúde do trabalhador será tema de conferência nacional em Venda Nova

Alfredo Chaves: acesso ao Parque Cachoeira de Matilde será gratuito

Defesa Civil emite aviso de vendaval, tempestade e granizo para a porção sul do Espírito Santo

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

Venda Nova promove evento especial em homenagem ao Dia da Mulher

PRF registra 40 acidentes e uma morte nas rodovias federais do ES durante o Carnaval

Prefeitura de Venda Nova anuncia reajuste e mudanças no cronograma de pagamentos