* Leandro Fidelis
No sítio de Benjamin Falqueto, em Bananeiras, Venda Nova do Imigrante, 500 pintinhos estão sendo alimentados para crescerem e virarem frangos em ponto de abate. O plantel, doado para a Igreja Matriz, vai garantir o frango do almoço na 5ª edição da Festa do Galo Caipira, nos dias 22 e 23 de agosto.
Os animais chegaram na última segunda-feira (20) e ficarão confinados em um galpão devidamente aquecido nos próximos três meses. Há três anos Falqueto colabora com a organização do evento.
No início damos muita ração. Depois de um certo tempo, os pintinhos só se alimentam de milho e folhagem. Esta raça demora mais a crescer, mas a carne fica caipira mesmo, conta o produtor rural.
Evento que enaltece a cultura sertaneja de raiz, a Festa do Galo Caipira é mais uma mostra de mobilização comunitária em Venda Nova. Os fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, coordenados pelo pároco João Luiz Galvão, se dividem entre a preparação do almoço e o atendimento ao público.
No ano passado, cerca de 5.000 pessoas participaram da festa, que conta com missa sertaneja e modas de viola. O resultado das últimas edições foi o lançamento de dois CDs com as músicas tocadas durante o evento.