Comece o ano se atualizando com os cursos e palestras do Sebrae

1) Palestra: Empreendedorismo

 

Objetivo:

Apresentar os principais aspectos a considerar para a atuação em negócios.

 

Conteúdo Programático:

– ambiente de negócios

– empreendedor e a inovação

– o caminho para o próprio negócio

         

Público-alvo:

Empreendedores interessados em criar um novo negócio e empresários já estabelecidos.

 

Metodologia:

Exposição oral e interativa com apoio de transparências.

 

Dia: 04/02/2013

Horário: 18h às 20h

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

2) Oficina: Como Elaborar um Plano de Marketing

 

Objetivo:

Disponibilizar uma ferramenta onde os participantes terão a oportunidade de entender a estrutura de um plano de marketing para analisar o mercado; traçar o perfil do consumidor; estabelecer objetivos e metas; ações de divulgação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado.

 

Conteúdo Programático:

Entendendo a estrutura do plano de marketing.

 

1ª etapa: Planejamento:

. Sumário executivo;

. Análise de ambiente;

. Definição do público alvo;

. Definição do posicionamento de mercado;

. A importância da marca

. Definição de objetivos e metas;

. Definição das estratégias de marketing.

 

2ª etapa: Implementação do plano de marketing

 

3ª etapa: Avaliação e Controle

 

Público-alvo:

Empresários e gestores de micro e pequenas empresas. 

 

Metodologia:

Exposição oral e interativa, estudos de casos e atividades individuais e em grupo.

 

Dia: 07/02/2013

Horário: 17h30 às 22h30

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

3) Palestra Atendimento ao Cliente

 

Objetivo:

Sensibilizar para a questão do atendimento, principalmente quanto aos custos de conquista e manutenção comparados com o custo de perda de um cliente e estimular a pesquisa e a busca de novas alternativas para atendê-lo de forma diferenciada.

 

Conteúdo Programático:

Quem cria problemas para os clientes;

Ouvir os clientes vale a pena;

Por que as Empresas perdem clientes;

O cliente interno;

Quanto vale um cliente e quanto custa perdê-lo;

As doze barreiras ao serviço orientado para o cliente;

As doze chaves para o serviço orientado para o cliente;

Avaliação do comprometimento com o cliente.

 

Público-alvo:

Empresários de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores.

 

Metodologia:

Exposição oral e interativa com apoio de transparências.

 

Dia: 21/02/2013

Horário: 18h às 20h

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

4) Oficina: Como Elaborar um Plano de Cadastro, Crédito e Cobrança

 

Objetivo:

Apresentar procedimentos e ferramentas para que os empresários possam conceder crédito com mais segurança e menor inadimplência em suas vendas a prazo.

 

Conteúdo Programático:

CADASTRO

Inadimplência

Ficha cadastral

Documentação

Atualização cadastral

 

CRÉDITO

Classificação do crédito quanto a origem dos recursos

Procedimentos para análise de crédito

Limite de crédito

Classificação de clientes

Indeferimento de crédito

Garantias

 

COBRANÇA

Organização do setor de cobrança

Aspectos importantes para a cobrança dos créditos em atraso

Respeito ao código de defesa do consumidor

 

Público-alvo:

Empresários e gestores de micro e pequenas empresas. 

 

Metodologia:

Exposição oral e interativa, estudos de casos e atividades individuais e em grupo.

 

Dia: 26/02/2013

Horário: 17h30 às 22h30

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

 

5) Curso: Atendimento ao Cliente

 

Objetivo:

Desenvolver a competência de refletir sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua própria empresa que gerem resultados positivos por meio da satisfação do cliente.

 

Conteúdo Programático:

A importância da satisfação do cliente; perfil do profissional de atendimento; momentos da verdade das empresas; agregar valor gera encantamento ao cliente; os sete pecados no atendimento ao cliente; ações estratégicas para fortalecer a relação com o cliente; medindo a satisfação do cliente.

 

Público-alvo:

Empresários e profissionais que mantenham contato direto com clientes.

 

Metodologia:

Atividades dinâmicas e interativas com estudos de casos, atividades individuais, em grupo e troca de idéias e experiências entre os participantes e educador.

 

Dia: 04 a 07/03/2013

Horário: 18h30 às 22h15

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

Inscrição: R$70,00 por pessoa

 

6) Telessala: Aprender a Empreender

 

Objetivo:

Capacitar os participantes a resolverem questões essenciais à gestão e ao funcionamento de um pequeno negócio, estudando conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças.

 

Conteúdo Programático:

Características empreendedoras; marketing; custos; preço de venda; margem de contribuição; despesa e investimento; ponto de equilíbrio; resultados da empresa; capital de giro e fluxo de caixa; problemas e soluções; plano de negócio.

 

Público-alvo:

Proprietários de negócios de todos os setores da economia formal e informal, profissionais liberais e membros de cooperativas, que sejam maiores de 16 anos que tenham concluído a 4ª série do ensino fundamental.

 

Metodologia:

O aprendizado é construído pelo próprio grupo, sob a coordenação do Orientador de Aprendizagem, utilizando-se de material de estudo composto por vídeo e cartilha, em ambiente de telessala.

 

Dia: 18 a 23/03/2013

Horário: 18h às 22h

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

7) Oficina: Como Elaborar Campanhas Promocionais

 

Objetivo:

Disponibilizar informações aos participantes com o objetivo de melhor orientá-los na realização de ações promocionais por meio de informações e técnicas que irão proporcionar maior visibilidade e exposição da marca da empresa. 

 

O conteúdo desta oficina proporcionará ao empresário de micro e pequenas empresas conhecimento sobre esta ferramenta de marketing, que poderá ser aplicável no dia a dia, auxiliando na ampliação de resultados do negócio, com atração de novos clientes e da sustentação dos clientes atuais.

 

Conteúdo Programático:

•          Estrutura de uma Campanha Promocional

•          Promoção de Vendas

•          Técnicas de Promoção

•          Calendário Promocional

•          Merchandising no Ponto de Venda

•          Plano de Comunicação

 

Público-alvo:

Empresários e gestores de micro e pequenas empresas.

 

Metodologia:

Exposição oral e interativa, estudos de casos e atividades individuais e em grupo.

 

Dia: 28/03/2013

Horário: 17h30 às 22h30

Local: Auditório Sebrae de Venda Nova do Imigrante

*GRATUITA

 

*Inscrições e Informações: Sebrae Venda Nova do Imigrante- Avenida Ângelo Altoé, 886, 2º andar, Sala 23- bairro Santa Cruz. Telefone: (28) 3546-1700 ou e-mail: mara.lorenzoni@es.sebrae.com.br

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