Comissão Gestora conhece proposta de monumento

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A família é a inspiração da artista plástica e professora da Ufes Rosana Paste para o monumento ao imigrante italiano, cuja proposta foi apresentada ontem (15), no auditório da Amena- Casa da Cultura, para a Comissão Gestora em Venda Nova. A artista, que é vendanovense, expôs uma réplica do que pode ser o marco principal, feita em braúna e metal.

A ideia é ter um circuito com outras três obras de arte que lembrem a imigração no município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O monumento principal consta de três pilares, com cerca de cinco metros de altura, representando o homem, a mulher a criança. Em cada extremidade, há elementos que simbolizam o equilíbrio, a fertilidade e o olhar para o futuro.

As outras obras propostas pela artista ao grupo são três estátuas de uma família imigrante, uma mala de viagem com os pertences de um imigrante e uma tulha, que retrata a ligação dos colonizadores com a agricultura.

“Venda Nova é uma cidade muito autêntica, deve ter algo que realmente chame atenção e não seja igual a outro lugar”, disse Rosana, que divide a autoria das obras com o artista Jocimar Nalesso.

A comissão, formada por pessoas ligadas à cultura dentro do corpo de funcionários da Prefeitura, ficou de avaliar as propostas num próximo momento, quando vão discutir também a localização das obras. O objetivo é inaugurar os monumentos no primeiro semestre de 2011.

Confira mais Notícias

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova