Comoção no enterro de menina que morreu de meningite

Clima de tristeza e muito choro durante o velório da menina Lara Fabian Bellon, de quatro anos, que faleceu de meningite meningocócica no Hospital Infantil, em Vitória, na madrugada desta quarta (29). Ela residia com os pais na localidade de Braço do Sul, no limite entre os municípios de Venda Nova e Castelo.

Parentes e amigos lotaram a igreja católica de São Paulo de Aracê, Domingos Martins, durante o velório da menina. Lara foi sepultada às 16 horas de ontem. O caixão com o corpo de Lara permaneceu todo o tempo lacrado. Foram colocadas diversas fotos da garota em cima do caixão.

Familiares estavam chocados com a repentina morte de Lara, que apresentou os primeiros sintomas da meningite na sexta-feira à noite. No sábado ela foi transferida para o Hospital Infantil, em Vitória, onde faleceu na madrugada de ontem.

A mãe de Lara Fabian, Célia Carcabini Rodrigues Bellon, 29 anos, permaneceu na igreja durante todo o velório. Ela estava abalada e não conseguia falar. A avó da criança, Cristina Gratieri Bellon, estava inconformada com a morte da neta, que era muito apegada a ela.

O tio de Lara, Genivaldo Bellon, disse que a sobrinha era muito inteligente e que conquistava todos. “Ela parecia uma adulta. Para tudo ela tinha assunto. Conversava com todos, ficava atenta a todas as notícias e era muito alegre. A morte dela pegou todos nós de surpresa”, lamenta Bellon.

Os pais, avós e pessoas que tiveram contatos recentemente com a menina foram medicados com antibiótico, para bloquear a doença, caso alguém tenha sido infectado.

Segundo o pai da garota, Emerson Bellon, 34, na sexta-feira, ela brincou até às 20 horas e estava bem. “Ela acordou por volta de meia noite com dores e febre. No sábado de manhã o estado dela piorou e ela mal conseguia ficar de pé”, relatou.

Aulas suspensas por medo da meningite

Apesar de não residir e nem estudar em São Paulo de Aracê, Domingos Martins, a menina mantinha contato com crianças e pessoas dessa localidade, pois há vários parentes dela que residem no local.

Na última segunda-feira, pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Córrego São Paulo, Domingos Martins, estavam preocupados com uma possível contaminação de outras crianças, pois além de um provável contato delas com a Lara, havia ainda o fato de que um jovem de 16 anos, residente em Forno Grande, Castelo, havia falecido de meningite.

O jovem estudava em Alto Caxixe, Venda Nova, e utilizava a mesma condução de outras crianças que estudavam em São Paulo de Aracê, pois a escola recebe também estudantes de comunidades de municípios vizinhos.

Diante do quadro de preocupação, a direção da escola resolveu suspender as aulas na última segunda-feira, as quais serão retomadas hoje. Vários técnicos das Secretarias de Saúde do Estado e do município estiveram na localidade para prestar esclarecimentos e orientações à população sobre a meningite.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Domingos Martins, até o momento foi constato que apenas duas meninas de São Paulo de Aracê tiveram contato com a Lara recentemente, quando brincaram juntas na última quarta-feira. Elas já foram medicadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal e não apresentam sintomas da doença.

As crianças que utilizaram o mesmo transporte do rapaz falecido também já foram medicadas pela Vigilância Epidemiológica de Venda Nova do Imigrante. Hoje, às 13 horas, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Domingos Martins fará mais uma palestra sobre a doença na escola de São Paulo de Aracê.

* Texto Julio Huber (Nova Comunicação/ Tribuna)

Confira mais Notícias

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo