Comunidade da Bateia será sede da 6ª Festa do Café Arábica de Castelo

Os cafeicultores da Bateia, no município de Castelo, tradicionais na produção de cafés de qualidade, vão receber orientações sobre produção sustentável, prevenção de doenças no campo e também sobre o Programa Renovar Arábica. É que a comunidade será sede, pela sexta vez, da Festa do Café Arábica de Castelo, que acontece neste sábado (1º), a partir das 8 horas. Vencedores de prêmios, e reconhecidos nacionalmente, os cafés da Bateia são considerados bem equilibrados, frutados e encorpados.

A 6ª Festa do Café Arábica de Castelo é uma realização do Incaper, em parceria com a Prefeitura de Castelo e com a Associação de Moradores de Bateia. A programação do evento conta com palestras, almoço, moda de viola e seresta, além de sorteio de brindes.

Para abrir o evento, o técnico do Incaper, Aldemar Polonini Moreli, vai falar sobre a cafeicultura sustentável, passando orientações sobre o uso racional do solo e dos recursos hídricos. Já o extensionista do Instituto, Fabiano Tristão Alixandre, vai explicar as principais estratégias do programa Renovar Arábica, destacando as boas práticas agrícolas.

Outro assunto de destaque é a saúde do trabalhador rural. Os especialistas Wellis Lugon e Camila Ferrão vão falar sobre Ergonomia – estudo que usa conhecimentos variados para tornar o trabalho humano mais confortável.

O diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, destaca que as tecnologias do Instituto, previstas no Renovar Arábica, vão impulsionar o desenvolvimento da atividade cafeeira. “Essa é uma ferramenta do Governo, que tem como desafio aumentar a produtividade do arábica, e os produtores vão poder contar com a experiência e a tecnologia do Incaper para o desenvolvimento de suas plantações”, avalia.

Cafés especiais da Bateia

De acordo com o degustador de café Rafael Marques, os produtores da comunidade da Bateia são organizados e têm se destacado em concursos, como no Prêmio de Qualidade Cafuso UCC para o Café das Montanhas. “Isso se deve à organização e capricho com a produção. São cafés diferentes, muito equilibrados e têm bom corpo”.

Em 2008, três produtores foram premiados: os senhores João Luiz Spazier, Valdeir Tomazini e Genésio Tomazini (que conquistou o primeiro lugar em 2006). Este ano, o Prêmio de Qualidade Cafuso UCC para o Café das Montanhas é uma realização do Incaper, das empresas Tristão, Real Café e UCC.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de outubro, na Cooperativa de Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), em Venda Nova do Imigrante, nos postos de coleta e nos escritórios locais do Incaper.

Programação:

8h30 – Inscrição

9 horas – Abertura solene

9h30 – Palestra

PROGRAMA RENOVAR CAFÉ ARÁBICA

Fabiano Tristão Alixandre – extensionista do Incaper

10 horas – Palestra

CAFEICULTURA SUSTENTÁVEL: USO RACIONAL DO SOLO E RECURSOS HÍDRICOS

Aldemar Polonini Moreli – técnico em agropecuária do Incaper

11 horas – Palestra

SAÚDE NO CAMPO: ERGONOMIA

Wellis Lugon – fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

Camila Ferrão – fisioterapeuta

11h45 – Entrega do certificados aos participantes do curso “Implantação da Lavoura Cafeeira”

12 horas – Almoço, moda de viola e seresta com Edison e Ney

14 horas – Sorteio de uma roçadeira

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS