Nesta quarta-feira (07), as comunidades da Paróquia São Pedro Apóstolo começarão a preparar os tradicionais tapetes de Corpus Christi no pátio da Igreja de Pindobas, a mais antiga de Venda Nova do Imigrante. A maior parte das 26 comunidades convidadas já confirmou presença nos preparativos, que devem prosseguir até as 18h. Serão oferecidos almoço e café da tarde para os voluntários.
Dentre os materiais utilizados para a confecção dos tapetes, estão areia pintada, cepilho, pó de pneu, papel, tampinha de garrafa, flores naturais e outros itens trazidos pelas comunidades para compor os trabalhos artísticos. Os tapetes terão uma extensão aproximada de 85 metros.
Jaqueline Amábile Andreão, membro da comunidade Nossa Senhora da Penha, destaca que Pindobas é a única comunidade de Venda Nova que celebra esse dia, há pelo menos 70 anos. Todos os ministros da Eucaristia devem participar do evento.
O tema principal dos tapetes deste ano é a Eucaristia, porém, há também outro tema importante: a família e a proteção da criança e do adolescente, ressaltando a importância de ações que começam dentro de casa. Além disso, será abordado o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que é "Fraternidade e Fome".
Na quinta-feira (08), a programação continua com a acolhida dos fiéis, às 9h30, seguida pela Santa Missa, às 10h. Após a missa, haverá uma procissão e a benção do santíssimo. Às 14h, está previsto um torneio de bocha prumada, com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados. Durante todo o dia, serviços de cantina estarão disponíveis, servindo churrasco e o tradicional cachorro-quente. O evento é realizado pelo Conselho Pastoral Comunitário 2023.
História
Segundo os moradores, as comemorações do Corpus Christi em Pindobas tem mais de 70 anos de tradição. Os moradores da região relatam que o padre Emílio Bertoldero, antigo pároco, tentou levar a festa para Venda Nova, mas a própria comunidade sugeriu que ela continuasse em Pindobas, devido à sua tradição histórica.