Professores, diretores, pais e alunos de escolas da Rede de Ensino Municipal de Conceição do Castelo participaram na última terça-feira (02) de um evento de comemoração e reconhecimento dos resultados do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES).
Na ocasião foram apresentados os resultados do programa, foi feita a entrega de certificados aos professores que participaram e foram ouvidos os depoimentos de pessoas envolvidas no processo. O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira; o prefeito de Conceição do Castelo, Francisco Saulo Belisário; e outras autoridades da cidade e do Sebrae ES também estiveram presentes.
Para a professora do 2º ano da UMEF Edson Altoé, Ketheryne de Oliveira Follis, o JEPP promoveu a integração da família na escola. “As crianças convidaram os pais para participarem da feira e puderam ver os trabalhos que os filhos fizeram sozinhos. O programa é importante, pois prepara os alunos para serem empreendedores. Esta é uma parceria que veio para ficar”, afirmou.
A aluna do 8º ano da UMEF Santo Antônio do Areião, Jessica Melga, disse que aprendeu muito durante os últimos meses. “No início achei que seria muito complicado, mas com o passar do tempo vi que não era tão difícil e comecei a gostar. Aprendi os comportamentos empreendedores e que precisamos levar essas atitudes para a vida. O programa me ajudou a ver o mundo de outra forma, com mais consciência e responsabilidade”, explicou Jessica.
O pai de uma aluna da UMEF Antônio Azeredo Coutinho, Roberto Pessin Destefani, elogiou o programa. “Precisamos incentivar o empreendedorismo, principalmente no meio rural, pois os filhos vão para a cidade buscar oportunidades e com o programa eles podem perceber que isso não é necessário. As crianças fizeram tantos objetivos simples, com materiais recicláveis, por exemplo. Conseguiram perceber que é possível empreender por aqui também, além de aprender a respeitar o meio ambiente”, disse.
A aluna do 2º ano da UMEF Elisa Paiva, Isabela Ferreira Filgueiras também afirmou ter gostado do JEPP. “Nós trabalhamos com temperos naturais e nossa lojinha teve muitas coisas, temperos variados e vendemos bastante. Gostei muito da experiência, pois aprendemos bastante sobre empreendedorismo”.
Um depoimento que chamou a atenção de todos foi o da aluna Isabela Ferreira Vargas, do 5º ano da UMEF Elisa Paiva, que conseguiu colocar o que aprendeu em prática. “Cheguei em casa e falei que queria vender alguma coisa, pra exercer o que aprendi na aula. Meus pais acharam que eu estava brincando, mas falei que era sério. Minha avó fez suco, consegui vender tudo e faturei R$ 30,00. No outro dia vendi gelatina e faturei R$ 40,00. Gostei tanto que neste verão eu vou vender sorvete”, afirmou Isabela, sob muitos aplausos.
O programa
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos visa levar o empreendedorismo a crianças e jovens, entre sete e 14 anos, das redes municipais de ensino de todo o Brasil. Utilizando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios, ensinando os alunos a dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura. O programa tem como objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre os jovens a fim de despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da criação de seu próprio negócio.