Concerto de percussão atrai mais de 200 pessoas

* Redação FMZ

Mais de 200 pessoas compareceram à apresentação do grupo de percussão da Banda Sinfônica de Venda Nova na última sexta-feira (07), no Centro Cultural e Turístico da cidade. O concerto com os alunos do professor Leonardo de Paula incluiu valsa, marcha e o popular berimbau.

O espetáculo começou com a “Valsa Espanhola”, de Siegfried Kolbe. Em seguida, os jovens músicos apresentaram “Vic Firth”, do Quarteto Nove, seguida da “Marcha para Dois Pares de Tímpanos”, da dupla Andre Philidor e Jacques Philidor.

Divulgação
<b>Título:</b>

Na sequência do concerto, teve “Afoxé”, de Luiz Roberto Sampaio, “Luna, Marçal e Eliseu”, de Oscar Bolão, e “Apple Blossom”, do compositor Peter Garland.

Para encerrar, os percussionistas Ana Luiza Zandonade, Denerson Berudio, Julia Zandonade, Larisse Ambrosim, Maria Clara Martins, Pedro Henrique Premoli, Samuel Moreira e Vinícius Souza apresentaram “Scherzo sem instrumentos” (William Schinstine), a adaptação do professor Leonardo para “Imaginação”, de François Sarhan e “Cadência para Berimbau”, de Ney Rosauro. O público aplaudiu muito ao final.

A banda sinfônica é um projeto da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ e do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.

Mais sobre o projeto

Em consonância com os programas da Secretaria de Estado da Cultura- Secult, o projeto atende 52 alunos com idade acima de 11 anos participando do grupo das oficinas de sopro madeiras, sopro metais e percussão para a formação da Banda Sinfônica, além de 76 crianças entre cinco e dez anos nas Oficinas de Musicalização Infantil.

Pelo projeto, os alunos recebem e podem levar o instrumento para treinar em casa. A todos os alunos é fornecido, além do instrumento de aprendizagem, todo material necessário ao curso, desde material de papelaria, reposição de acessórios dos instrumentos (por exemplo, palhetas e lubrificantes) e manutenção dos mesmos. Já com 19 meses de capacitação, os alunos tocam, lêem, ensaiam em grupo e já participam de apresentações públicas de Banda.

O projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” foi iniciado em maio de 2012, com oficinas de Musicalização Infantil e de Formação da Banda Sinfônica. No Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, os alunos da banda têm formação em mais de 15 instrumentos musicais, dentre eles saxofones, clarinetes, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino e diversos instrumentos de percussão.

A iniciativa é da Fundação Máximo Zandonadi, como forma de oferecer à comunidade contato com a música. Para a Fundação, a musicalidade ajuda na formação de crianças e jovens que, ao participarem, desenvolverão a cidadania e terão mais chances de entrar no mercado de trabalho.

Confira mais Notícias

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção realiza apresentação para celebrar 33 anos de atividades

Cultura

Em novo EP, Makson Côra lança mais quatro músicas autorais

Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova ergue novo cruzeiro em frente à Igreja Matriz

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana