* Redação FMZ
Mais de 200 pessoas compareceram à apresentação do grupo de percussão da Banda Sinfônica de Venda Nova na última sexta-feira (07), no Centro Cultural e Turístico da cidade. O concerto com os alunos do professor Leonardo de Paula incluiu valsa, marcha e o popular berimbau.
O espetáculo começou com a “Valsa Espanhola”, de Siegfried Kolbe. Em seguida, os jovens músicos apresentaram “Vic Firth”, do Quarteto Nove, seguida da “Marcha para Dois Pares de Tímpanos”, da dupla Andre Philidor e Jacques Philidor.
Divulgação |
Na sequência do concerto, teve “Afoxé”, de Luiz Roberto Sampaio, “Luna, Marçal e Eliseu”, de Oscar Bolão, e “Apple Blossom”, do compositor Peter Garland.
Para encerrar, os percussionistas Ana Luiza Zandonade, Denerson Berudio, Julia Zandonade, Larisse Ambrosim, Maria Clara Martins, Pedro Henrique Premoli, Samuel Moreira e Vinícius Souza apresentaram “Scherzo sem instrumentos” (William Schinstine), a adaptação do professor Leonardo para “Imaginação”, de François Sarhan e “Cadência para Berimbau”, de Ney Rosauro. O público aplaudiu muito ao final.
A banda sinfônica é um projeto da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ e do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.
Mais sobre o projeto
Em consonância com os programas da Secretaria de Estado da Cultura- Secult, o projeto atende 52 alunos com idade acima de 11 anos participando do grupo das oficinas de sopro madeiras, sopro metais e percussão para a formação da Banda Sinfônica, além de 76 crianças entre cinco e dez anos nas Oficinas de Musicalização Infantil.
Pelo projeto, os alunos recebem e podem levar o instrumento para treinar em casa. A todos os alunos é fornecido, além do instrumento de aprendizagem, todo material necessário ao curso, desde material de papelaria, reposição de acessórios dos instrumentos (por exemplo, palhetas e lubrificantes) e manutenção dos mesmos. Já com 19 meses de capacitação, os alunos tocam, lêem, ensaiam em grupo e já participam de apresentações públicas de Banda.
O projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” foi iniciado em maio de 2012, com oficinas de Musicalização Infantil e de Formação da Banda Sinfônica. No Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, os alunos da banda têm formação em mais de 15 instrumentos musicais, dentre eles saxofones, clarinetes, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino e diversos instrumentos de percussão.
A iniciativa é da Fundação Máximo Zandonadi, como forma de oferecer à comunidade contato com a música. Para a Fundação, a musicalidade ajuda na formação de crianças e jovens que, ao participarem, desenvolverão a cidadania e terão mais chances de entrar no mercado de trabalho.