Tayná Lorenção, pianista vendanovense, está na produção do espetáculo musical.
No próximo dia 21 de fevereiro, Venda Nova do Imigrante comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano com uma programação especial no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. A noite será marcada pelo concerto “Solo Capixaba”, um espetáculo que une piano, canto lírico e teatro para homenagear compositores capixabas e resgatar as memórias da imigração italiana.
Com entrada franca, a programação tem início às 18h40 com uma apresentação de violão, seguida pela entrega do material para a Associação do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur) às 19h. Em seguida, ocorre a abertura oficial do evento. Um dos destaques da noite será a apresentação do projeto “Pedra do Rêgo em Realidade Virtual”, uma nova proposta oferecida na Secretaria Municipal de Turismo para visitantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O concerto “Solo Capixaba” começa às 20h, com os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson e Tayná Lorenção, a cantora lírica Luana Schaeffer e o ator Thiago Zanotti. O repertório inclui composições de Alceu Camargo, Terezinha Dora e Lycia De Biase Bidart, resgatando a riqueza musical do Espírito Santo e sua relação com a imigração italiana.
Para encerrar a noite, acontece a tradicional Cantarola Italiana, um momento de confraternização e celebração da cultura italiana no município.
Segundo a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Caliman, a programação é uma forma emocionante de homenagear a cultura e a herança dos imigrantes italianos. “A música, parte essencial da identidade italiana, expressa sua história, tradições e sentimentos, conectando passado e presente. O piano e a voz juntos criam uma representação importante celebrando a influência italiana na música mundial. Esse momento não apenas enriquece a celebração, mas também reforça a importância da imigração italiana na formação cultural e social do Brasil”, pontua.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova do Imigrante com apoio da Associação Festa da Polenta, do Sicoob e dos músicos e artistas que montaram o espetáculo.
21 de fevereiro – Dia Nacional do Imigrante Italiano
O Dia do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro, foi criado através da Lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, de autoria do deputado federal Gerson Camata. A data é a mesma em que o navio a vapor “La Sofia” chegou ao porto de Vitória, trazendo 388 italianos para trabalhar numa fazenda no Espírito Santo, dando assim o início oficial da imigração de italianos no Brasil.
Serviço
Data: 21 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi – Rua do Ipê, 38, Vila Betânea
Programação:
• 18h40 – Apresentação de Violão
• 19h – Entrega de Material do Agrotur
• 19h40 – Abertura
• 19h50 – Apresentação do Projeto “Pedra do Rêgo em Realidade Virtual”
• 20h – Concerto Piano e Voz “Solo Capixaba”
• Logo após – Cantarola Italiana
Entrada franca
Programação musical do Concerto “Solo Capixaba”
- Melodia (piano solo – Alceu Camargo)
- Divagando (piano solo – Alceu Camargo)
- Recitação (canto e piano – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
- As meninas (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
- Felicidade (canto e piano – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
- Rômulo Rema (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
- O mosquito escreve (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
- Nostalgia (piano solo – Alceu Camargo)
- Variações sobre minha Santa Catarina (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
- Velha Canção (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
- Chorinho (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
- Britando pedra no morro azul (piano solo)
- Nasce uma flor (piano solo)