Concurso de beleza pode ficar fora da Festa de Venda Nova

* Leandro Fidelis

Na organização da festa que vai comemorar em maio os 21 anos de emancipação de Venda Nova, a Prefeitura pode cancelar a realização do “Garota Município” no evento. A atual administração e os moradores se reúnem nesta quarta-feira (1º) para discutir o destino do concurso de beleza na programação.

A reunião será às 19 horas, no Centro de Convivência do Idoso, anexo ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Será no popular “Polentão” que acontecerá a festa de 8 a 10 de maio, tendo como atração principal a banda mineira Skank.

O desfile de eleição da “Garota Município” sempre acontece na abertura do evento, na sexta-feira. Caso o grupo decida pelo cancelamento do concurso, a Secretaria Municipal de Turismo pode substituir o desfile por outra atração. Até o ano passado, o desfile era organizado pela Secretaria de Ação Social.

De acordo com a equipe do prefeito Dalton Perim, existe um questionamento sobre a finalidade do concurso, no qual participam moças com idade entre 16 e 18 anos. Atualmente quem detém o título é Joana D’Arc Fassarela, moradora da Vila da Mata.

Para Claudete Bellon, coordenadora do Departamento de Cultura, a “Garota Município” tem pouca representatividade após o concurso. “Acho que a Festa da Polenta conseguiu mais conexão entre o desfile da rainha e a representação da cultura do município. A Rainha assume responsabilidades que não constam no regulamento do Garota Município”, afirma.

Ainda segundo a equipe do prefeito, o regulamento do concurso de beleza não condiz com o do Miss Espírito Santo. A intenção seria ter representantes no concurso de nível estadual, mas este, por sua vez, só candidata moças entre 18 e 25 anos.

Roberto Feitosa, escrevente do cartório local, acha que a eleição da Rainha da Festa da Polenta é mais levada a sério em Venda Nova. “Neste desfile existe uma comissão julgadora idônea e há uma preocupação com a tradição cultural, enquanto o Garota Município não tem esse mesmo objetivo”, disse.

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro