* Leandro Fidelis
Na organização da festa que vai comemorar em maio os 21 anos de emancipação de Venda Nova, a Prefeitura pode cancelar a realização do Garota Município no evento. A atual administração e os moradores se reúnem nesta quarta-feira (1º) para discutir o destino do concurso de beleza na programação.
A reunião será às 19 horas, no Centro de Convivência do Idoso, anexo ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Será no popular Polentão que acontecerá a festa de 8 a 10 de maio, tendo como atração principal a banda mineira Skank.
O desfile de eleição da Garota Município sempre acontece na abertura do evento, na sexta-feira. Caso o grupo decida pelo cancelamento do concurso, a Secretaria Municipal de Turismo pode substituir o desfile por outra atração. Até o ano passado, o desfile era organizado pela Secretaria de Ação Social.
De acordo com a equipe do prefeito Dalton Perim, existe um questionamento sobre a finalidade do concurso, no qual participam moças com idade entre 16 e 18 anos. Atualmente quem detém o título é Joana DArc Fassarela, moradora da Vila da Mata.
Para Claudete Bellon, coordenadora do Departamento de Cultura, a Garota Município tem pouca representatividade após o concurso. Acho que a Festa da Polenta conseguiu mais conexão entre o desfile da rainha e a representação da cultura do município. A Rainha assume responsabilidades que não constam no regulamento do Garota Município, afirma.
Ainda segundo a equipe do prefeito, o regulamento do concurso de beleza não condiz com o do Miss Espírito Santo. A intenção seria ter representantes no concurso de nível estadual, mas este, por sua vez, só candidata moças entre 18 e 25 anos.
Roberto Feitosa, escrevente do cartório local, acha que a eleição da Rainha da Festa da Polenta é mais levada a sério em Venda Nova. Neste desfile existe uma comissão julgadora idônea e há uma preocupação com a tradição cultural, enquanto o Garota Município não tem esse mesmo objetivo, disse.