Até o dia 20 deste mês, alunos do Ensino Médio das redes pública e particular poderão participar do concurso de redação com o tema Direitos Humanos na Escola. O concurso é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos, em parceira com as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e da Justiça (Sejus). Os autores dos três textos mais criativos receberão prêmios, sendo que o primeiro lugar ganhará um netbook. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro.
A proposta deste concurso é promover uma reflexão dos estudantes sobre o tema, dentro do ambiente escolar. Cada concorrente poderá participar com uma redação inédita. Cada escola ficará responsável por selecionar os textos e encaminhá-los à Comissão Julgadora. As regras referentes à apresentação do trabalho e avaliação estão no edital (abaixo), assim como a ficha de inscrição.
O primeiro, segundo e terceiro lugar recebem, respectivamente, um netbook, uma câmera digital e um MP10. A premiação será no dia 7 de dezembro, em solenidade no Palácio Anchieta. Na ocasião, as escolas dos alunos vencedores receberão um certificado.
De acordo com a equipe de Gestão Escolar da Sedu, as Superintendências Regionais de Educação (SRE) serão responsáveis por repassar as informações do concurso às escolas da rede estadual. O resultado será divulgado no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br) e da Sejus (www.sejus.es.gov.br). Como critérios de avaliação, estão a clareza de comunicação, originalidade, criatividade, linguagem e ortografia.