Nos dias 03 e 04 de maio, a comunidade de Alto Bananeiras, localizada na zona rural de Venda Nova do Imigrante (ES), a “Capital Nacional do Agroturismo”, será palco da 23ª edição da Festa do Socol. O evento celebra a tradição do socol, um presunto de maturação natural de origem italiana com mais de um século de história.
O socol é uma iguaria tradicionalmente produzida na região nordeste do município, onde, em 2018, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo é controlado por oito famílias locais e garante a autenticidade do produto, que atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.
A festa, que começou de forma simples, ganhou notoriedade graças à dedicação da comunidade de Alto Bananeiras. Atualmente, o evento reúne mais de 150 voluntários e é totalmente beneficente. Parte dos lucros é destinada a entidades locais e ao desenvolvimento da comunidade. O compromisso com a tradição e o bem-estar coletivo tem sido a base do sucesso do evento.
Em 2024, mais de 4.000 pessoas participaram da festa, que contou com o consumo de 300 kg de socol, além de atividades como o leilão do socol gigante. Este ano, a programação promete manter as atrações que conquistaram o público, incluindo shows ao vivo, “tardezinha” com entrada franca no sábado, cantarola italiana, aula show e a vista única do Lago de Alto Bananeiras, um cenário que completa a experiência.
“Nossas equipes de voluntários já começaram a se organizar e estamos construindo a programação, pensando atrair também mais público para o sábado durante o dia”, afirma Hiago Falqueto, um dos coordenadores do evento.
A Festa do Socol também é uma oportunidade para conhecer de perto a história da região e a produção do embutido que leva o nome derivado dos ossos do pescoço do porco. Além disso, é um momento de lazer e cultura em um dos pontos mais altos do município, cercado por paisagens rurais.
Confira a programação completa e participe!
Sábado (03/05)
Entrada franca até às 18 horas
12h: Abertura dos portões
14h: Show com Mulekagem do Samba
17h: Aula show com o Chef Renato
Ingresso no valor R$ 15 vendido na portaria o evento
19h30: Show com Os Patrões
22h: Show com Pablo e Mateus
Domingo (04/05)
Entrada franca até às 10 horas, após ingresso no valor de R$10
09h: Santa Missa
10h30: Almoço típico e cantarola italiana
12h: Show com Os Irmãos Brambila
14h: Show com Leandro Souza
16h: Medição da Lingüiça Gigante
18h: Show com Preguinho
Encerramento às 21 horas