Geral

Conheça Bebel, a professora do Fusca rosa

<b>Título:</b>

* Leandro Fidelis

A professora Anna Izabel Delboni de Souza Soares, de 47 anos, é conhecida em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana, por causa do seu Fusca cor-de-rosa. Todos os dias ela vai dar aula com o carro, e por isso ganhou o apelido de “Bebel, a Prof. do Fusca Rosa”.

O Fusca, modelo 79, virou atração por ser o único rosa da cidade mais pomerana do Estado. A professora ganhou o presente há um ano e meio do marido, o comerciante autônomo José Braz Soares (48) e do filho, o estudante Lucas (18).

Fotos: Leandro Fidelis
<b>Título:</b>
Detalhes do interior do carro.

Apelidado de “Fuscaboni”, o carro circula com plumas, bonecas e ursos de pelúcia rosas e até cílios postiços no farol. Bebel tem sempre alguma novidade para incrementar o Fusca com os presentes das colegas de trabalho e dos alunos, todos na cor rosa.

Segundo a professora, o carro era um sonho antigo. “Meu pai tinha um Fusca. Quando crianças, eu e meu irmão disputávamos o ‘coxinho’, que é aquela parte de trás do carro. Sempre gostei do modelo.”

Antes de ganhá-lo, Bebel ia dar aula com uma motocicleta. Há cinco anos, ela teve um calo nas cordas vocais que a deixou em casa quatro meses. “Em vinte e quatro anos de profissão, só tinha ficado de atestado quando ganhei meu filho”, conta.

<b>Título:</b>

Após se recuperar, precisou redobrar os cuidados para não perder a voz. Ela teve que deixar a moto na garagem para evitar pegar sereno e começou a convencer o marido da necessidade do carro. “Ele não aceitava a ideia do Fusca, porque dizia ser pequeno e fácil de dar defeito na estrada”, diz Bebel.

De acordo com ela, o marido comprou o carro por R$ 2 mil em uma oficina. “Ele chegou dirigindo, sentado sobre uma caixa de madeira de transportar tomates porque não havia poltronas. Quase desisti quando vi a carcaça”, lembra.

Para deixar o “xodó” da Bebel no ponto, foram necessários três meses de oficina. Ela só não esperava que, ao ficar pronto, o carro seria entregue na cor que ela mais gosta. “Foi uma surpresa. Chorava e dava pulos de alegria. Ganhei o Fusca num sábado e na segunda eu fui dar aula com ele.”

As crianças são fãs do carro e sempre pedem para passear nele. Não é difícil encontrar o Fusca rosa cheio de alunos e a Bebel buzinando para todo mundo na rua. “Quando passo, consigo arrancar um sorriso das pessoas”, diz.

Professora é conhecida por inovar em sala de aula

O Fusca rosa não é a única marca da professora Bebel. Apaixonada pela profissão, ela cria personagens na forma de bonecos para ensinar sobre consumo sustentável, educação ambiental e boas maneiras.

<b>Título:</b>

Atualmente, ela é alfabetizadora na Escola Estadual Professor Hermann Berger e no Centro Municipal "Vila Jetibá". Toda sexta, a professora reúne as turmas no pátio da segunda escola para contar histórias.

A atividade faz parte do projeto “Cortina Mágica”, desenvolvido junto com outros profissionais do “Vila Jetibá”. Ele foi um dos 124 finalistas do Prêmio Inoves 2014, do Governo do Estado, e rendeu Menção Honrosa à professora na última quinta (04), em Vitória.

O projeto popularizou a personagem “Catarina Cata-Treco”, adaptada de um livro infantil. Com a boneca que, segundo a história, gostava de juntar lixo, as crianças aprendem noções sobre sustentabilidade. “A Catarina incentiva a leitura, a criatividade e a preservação ambiental”, diz Bebel. Além disso, a professora sempre toca violão durante as aulas.

O filho da Bebel, Lucas Delboni, diz admirar a capacidade da mãe. “Além de ser irreverente no dia a dia, ela consegue transmitir essa característica para a sala de aula. Quem ganha são os alunos.”

Perfil:

Anna Izabel Delboni de Souza Soares

Idade: 47 anos

Profissão: professora da educação infantil e séries iniciais

Casada com o comerciante José Braz de Souza Soares

Mãe do estudante Lucas Delboni Soares (18)

Nasceu: Itaguaçu (ES)

Mora: Há 24 anos em Santa Maria de Jetibá

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho