* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
O conselho Tutelar de Venda Nova do Imigrante divulgou relatório com os números de atendimentos realizados no município no primeiro semestre de 2014. As orientações encabeçam a lista, com 122 casos registrados no período. As notificações vêm em segundo lugar, com 55 casos relatados. Nenhuma ocorrência de abuso sexual foi registrada neste ano.
| Jovelina explica que alguns casos não são de competência do Conselho – Foto: Valdinei Guimarães |
![]() |
Nas orientações, os conselheiros explicam aos moradores sobre o que fazer para terem o atendimento desejado. “Às vezes, as pessoas nos procuram por causa de problemas de separação, guarda de crianças ou autorizações para viagens. Essas situações o Conselho não atende. Então, nós orientamos a procurar um defensor público, às vezes o CRAS, ou a Secretaria Municipal de Saúde”, explica a conselheira tutelar Jovelina Ferreira.
Nos casos em que o Conselho recebe uma denúncia e tem competência para atendê-la, é realizada uma notificação para que as pessoas envolvidas compareçam ao órgão para esclarecer a situação. “O Conselho Tutelar é quem chega primeiro. Ele é quem vai requisitar, se necessário, atendimento médico, psicológico, educacional e em outras áreas”, explica Celina Zeferino, conselheira tutelar.
| Números de atendimentos no Conselho Tutelar de Venda Nova de janeiro a junho de 2014 – Gráfico: Valdinei Guimarães |
![]() |
Chama a atenção o número de casos de adolescentes alcoolizados. Apesar de terem sido registradas três ocorrências em 2014, o número oficial não corresponde à realidade. “Esses casos registrados são referentes aos adolescentes que deram entrada no hospital por causa do consumo de álcool. Nessas situações, o hospital é obrigado a nos informar. O número real é altíssimo, mas nós não temos registros sobre isso”, revela Celina.
Em 2014, nenhum caso de abuso sexual foi registrado até o momento. “Geralmente, os abusos acontecem nos fins de semana e em famílias em que há alto índice de alcoolismo ou de uso de drogas. Por isso, sempre tem alguém de plantão 24 horas por dia no Conselho”, comenta Celina.
O Conselho Tutelar pode ser acionado por qualquer pessoa. O telefone do órgão em Venda Nova é o (28) 3546-0149. Confira abaixo a tabela com todos os dados sobre os atendimentos realizados:
![]() |


