Conselho Tutelar de Venda Nova divulga resultados de atendimentos

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

O conselho Tutelar de Venda Nova do Imigrante divulgou relatório com os números de atendimentos realizados no município no primeiro semestre de 2014. As orientações encabeçam a lista, com 122 casos registrados no período. As notificações vêm em segundo lugar, com 55 casos relatados. Nenhuma ocorrência de abuso sexual foi registrada neste ano.

Jovelina explica que alguns casos não são de competência do Conselho – Foto: Valdinei Guimarães

Nas orientações, os conselheiros explicam aos moradores sobre o que fazer para terem o atendimento desejado. “Às vezes, as pessoas nos procuram por causa de problemas de separação, guarda de crianças ou autorizações para viagens. Essas situações o Conselho não atende. Então, nós orientamos a procurar um defensor público, às vezes o CRAS, ou a Secretaria Municipal de Saúde”, explica a conselheira tutelar Jovelina Ferreira.

Nos casos em que o Conselho recebe uma denúncia e tem competência para atendê-la, é realizada uma notificação para que as pessoas envolvidas compareçam ao órgão para esclarecer a situação. “O Conselho Tutelar é quem chega primeiro. Ele é quem vai requisitar, se necessário, atendimento médico, psicológico, educacional e em outras áreas”, explica Celina Zeferino, conselheira tutelar.

Números de atendimentos no Conselho Tutelar de Venda Nova de janeiro a junho de 2014 – Gráfico: Valdinei Guimarães

Chama a atenção o número de casos de adolescentes alcoolizados. Apesar de terem sido registradas três ocorrências em 2014, o número oficial não corresponde à realidade. “Esses casos registrados são referentes aos adolescentes que deram entrada no hospital por causa do consumo de álcool. Nessas situações, o hospital é obrigado a nos informar. O número real é altíssimo, mas nós não temos registros sobre isso”, revela Celina.

Em 2014, nenhum caso de abuso sexual foi registrado até o momento. “Geralmente, os abusos acontecem nos fins de semana e em famílias em que há alto índice de alcoolismo ou de uso de drogas. Por isso, sempre tem alguém de plantão 24 horas por dia no Conselho”, comenta Celina.

O Conselho Tutelar pode ser acionado por qualquer pessoa. O telefone do órgão em Venda Nova é o (28) 3546-0149. Confira abaixo a tabela com todos os dados sobre os atendimentos realizados:

 

Confira mais Notícias

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador