Os comerciantes de Castelo que tiveram perdas com a enchente que atingiu o município no último dia 23 de janeiro terão à disposição dois consultores do Sebrae/ES para auxiliá-los na elaboração e execução de projetos, consultoria financeira para aquisição de linhas de crédito e elaboração de Plano de Negócios, entre outros serviços prestados pelo órgão. Esses consultores trabalharão gratuitamente por uma semana, atendendo na Associação Comercial.
Essa e outras medidas de apoio ao comércio foram apresentadas na última quinta-feira (5), quando esteve no Teatro Municipal uma equipe técnica do Sebrae/ES, juntamente com o diretor de atendimento, José Eugênio Vieira; o diretor-técnico, Ruy Dias de Souza; o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo, Marcelo Zanúncio Gonçalves; representantes da Secretaria da Fazenda Estadual; da Cesan e da Escelsa.
Os comerciantes conheceram as linhas de crédito dos bancos e souberam da disposição da Cesan e da Escelsa para negociar com quem está com dificuldade de sanar contas de água e energia. Todos os casos serão estudados.
O presidente da Junta Comercial ainda garantiu a segunda via da documentação das empresas, perdida pela enchente, gratuitamente aos comerciantes. Quanto aos impostos estaduais, o representante da Secretaria da Fazenda somente afirmou que algumas medidas estão em fase de estudo.
* Texto editado/ Assessoria Prefeitura de Castelo