* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Os consumidores do Espírito Santo ganharam mais uma ferramenta para registrar reclamações e garantir seus direitos. A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, inaugurou um portal onde os clientes poderão fazer queixas sobre os serviços e produtos adquiridos. O Procon Estadual vai acompanhar as reclamações.
O portal, chamado de consumidor.gov, é um serviço de utilidade pública em que os clientes poderão registrar suas demandas contra as empresas cadastradas no sistema. As companhias terão prazo de dez dias para responder. A partir daí, o consumidor poderá avaliar a resposta e dizer se a solicitação foi ou não atendida.
Ao contrário de outros sites na internet, que já oferecem um serviço parecido, o consumidor.gov é acompanhado pelo Procon. O diretor jurídico do Procon Estadual, Igor Britto, explica que o órgão vai usar os dados do portal para tomar medidas em defesa dos consumidores. “O papel dos Procons é acompanhar o relacionamento entre o consumidor e as empresas e aproveitar as informações do sistema para desenvolver políticas e estratégias de defesa do consumidor no âmbito coletivo”, ressalta Britto.
Para utilizar o sistema, o usuário deve informar seus dados pessoais, como CPF e endereço. Depois, poderá registrar as reclamações em face das empresas cadastradas, que, segundo o próprio portal consumidor.gov, previamente assumiram compromissos de receber, analisar e investir esforços para resolução dos problemas apresentados.
O portal já funcionava em outros estados e começa a atender o Espírito Santo a partir desta terça-feira (10). O Procon continuará atendendo por outros canais e as reclamações também podem ser registradas pelo site www.procon.es.gov.br ou diretamente na sede do instituto, em Vitória. Clique aqui para acessar o consumidor.gov.