Contorno vai tirar trânsito pesado de Venda Nova

Devem ser iniciadas no mês de novembro as obras de um contorno rodoviário que promete reduzir o trânsito do centro de Venda Nova do Imigrante e aumentar o número de vagas de estacionamento. Quem seguir dos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, em direção à BR-262, não irá mais precisar passar pelo centro da cidade.

 

A obra, que custará quase R$ 20 milhões, será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). Parte da Avenida Domingos Perim, que começa no trevo da BR-262, terá mão única para quem segue em direção a Castelo.

 

Quem seguir do Sul do Estado irá passar pela nova rodovia que será construída, e que também chegará até a BR-262. A via terá início na ES-166, na altura da ponte sobre o Córrego Santo Antônio, e vai até a intersecção com a BR-262, próxima da atual saída da cidade em direção a Pedra Azul.

 

Caminhões carregados com granitos e com produção agrícola provenientes do Sul não precisarão mais passar pelo centro da cidade. De acordo com o engenheiro Roger Soares, do DER, a ordem de serviço já foi assinada entre o governo estadual e a empresa contratada, que já está construindo o canteiro de obras.

 

“Todo o serviço deverá durar 450 dias, o que significa que deveremos inaugurar o contorno no primeiro semestre de 2015. A nova via terá uma faixa exclusiva para ciclistas, um passeio para pedestres e receberá um moderno sistema de urbanização. Também será feita toda a rede de drenagem e serão construídos pontos de ônibus ao longo da via”, destacou Roger.

 

Também será preciso desapropriar parte de 14 propriedades que deverão ser afetadas pelas obras. Do total de 3,9 quilômetros de via, 2,5 serão reabilitados e 1,4 serão construídos.

 

A diretora do DER, Tereza Casotti, falou sobre a importância das obras. “Para os moradores a obra garante um trânsito mais livre dentro da cidade, evitando momentos de congestionamentos. Para o produtor rural, garante menos tempo para o transporte de seus produtos. Já para os turistas, o contorno permite, além da segurança, ganho no tempo de viagem”, afirmou.

 

Mais vagas na Avenida Domingos Perim

 

O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, destacou que o trânsito no centro da cidade receberá uma melhora significativa. “A Avenida Domingos Perim é uma via muito prejudicada com o intenso tráfego e com a falta de estacionamento. Após essa intervenção, aumentaremos as vagas de estacionamento e os ciclistas e pedestres serão beneficiados”, destacou Perim.

 

Moradores aprovaram a obra. A comerciante Rosimere Nodari, 39 anos, disse que o fluxo de veículos aumentou muito e a obra vai distribuir melhor o trânsito. "Vai ser maravilhoso porque Venda Nova está precisando. Muitas vezes desisto de ir fazer compras no centro por causa de estacionamento", contou.

 

O caminhoneiro Josedete Beltrame, 42, destacou que tudo que vem para melhorar o trânsito é bom. “Não tem como encostar o caminhão nas avenidas principais porque é proibido estacionar. Não consigo parar o carro para ir em casa trocar de roupa. Espero que melhore", enfatizou o caminhoneiro. (Texto: Julio Huber/Jornal A Tribuna).

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper