Na manhã desta segunda-feira (04), o Incaper assinou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Conceição do Castelo. O objetivo é reafirmar parceria com o município para ampliar as ações da extensão rural e assistência técnica e buscar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar local.
Conceição do Castelo possui mais de 500 agricultores que vivem, principalmente, da produção do café arábica e conilon, e da pecuária de leite, as principais atividades agrícolas do município.
O diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, afirmou que a parceria com outras instituições é o caminho para o desenvolvimento da agricultura capixaba. Nós não vamos a lugar nenhum se não formos capazes de conseguirmos trabalhar em parceria. O Incaper possui alta tecnologia e capacidade para levar todo o conhecimento científico aos produtores rurais de forma simples e clara. Mas infelizmente não temos condições de atender a todos, por isso é fundamental a união das entidades para que os agricultores contem com assistência de qualidade.
De acordo com o prefeito de Conceição, Odael Spadeto, a parceria vai dar suporte para que a agricultura seja fortalecida. O Incaper vai continuar colaborando com a assessoria e a orientação aos produtores rurais. A agricultura precisa se aprimorar, e acreditamos que com a tecnologia do Instituto vamos produzir mais, numa área menor, com retorno econômico melhor. Isso é desenvolvimento e é o que vai fixar o homem no campo.
O chefe do escritório do Incaper de Conceição, Sebastião Antônio Gomes, fez uma apresentação das ações realizadas pelo Incaper no último ano e as previsões para 2009. Coordenamos 28 atividades com os produtores rurais no ano passado, entre dias de campo, excursões técnicas e cursos, com a reunião de mais de 1.100 agricultores. Esse ano, esperamos aumentar esse incentivo.
O presidente do Sindicato Rural de Conceição acredita que o convênio será muito importante para manter a qualidade do serviço prestado aos produtores. É um privilégio termos o Incaper no nosso município, um órgão de nível estadual que traz inovações para melhorar a nossa agricultura.
Segundo o presidente da Associação de Produtores de Café e de Leite do município, Antelmo Ventorim, a parceria vai permitir que os produtores continuem a contar com os profissionais do Incaper e com o auxílio da Prefeitura, pois sozinhos não teriam condições de trabalhar.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Vanildo Pagio, a parceria vai permitir que as duas instituições continuem a realizar a assistência aos produtores. Melhorar as tecnologias, no café e na pecuária, e aumentar a renda dos produtores é o nosso objetivo.
O cafeicultor Tiago Zaque, da localidade de Montevidéo, destacou a importância do Incaper para a sua comunidade. Graças ao Incaper, estamos conseguindo resultados positivos com o café. Com a renovação das lavouras, aumentamos a produção e melhoramos a renda, o que não deixa os produtores saírem do campo. Temos que acreditar na agricultura e contamos com esse apoio.