Convênio para ampliar assistência técnica a produtor familiar em Conceição

Na manhã desta segunda-feira (04), o Incaper assinou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Conceição do Castelo. O objetivo é reafirmar parceria com o município para ampliar as ações da extensão rural e assistência técnica e buscar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar local.

Conceição do Castelo possui mais de 500 agricultores que vivem, principalmente, da produção do café arábica e conilon, e da pecuária de leite, as principais atividades agrícolas do município.

O diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, afirmou que a parceria com outras instituições é o caminho para o desenvolvimento da agricultura capixaba. “Nós não vamos a lugar nenhum se não formos capazes de conseguirmos trabalhar em parceria. O Incaper possui alta tecnologia e capacidade para levar todo o conhecimento científico aos produtores rurais de forma simples e clara. Mas infelizmente não temos condições de atender a todos, por isso é fundamental a união das entidades para que os agricultores contem com assistência de qualidade”.

De acordo com o prefeito de Conceição, Odael Spadeto, a parceria vai dar suporte para que a agricultura seja fortalecida. “O Incaper vai continuar colaborando com a assessoria e a orientação aos produtores rurais. A agricultura precisa se aprimorar, e acreditamos que com a tecnologia do Instituto vamos produzir mais, numa área menor, com retorno econômico melhor. Isso é desenvolvimento e é o que vai fixar o homem no campo”.

O chefe do escritório do Incaper de Conceição, Sebastião Antônio Gomes, fez uma apresentação das ações realizadas pelo Incaper no último ano e as previsões para 2009. “Coordenamos 28 atividades com os produtores rurais no ano passado, entre dias de campo, excursões técnicas e cursos, com a reunião de mais de 1.100 agricultores. Esse ano, esperamos aumentar esse incentivo”.

O presidente do Sindicato Rural de Conceição acredita que o convênio será muito importante para manter a qualidade do serviço prestado aos produtores. “É um privilégio termos o Incaper no nosso município, um órgão de nível estadual que traz inovações para melhorar a nossa agricultura”.

Segundo o presidente da Associação de Produtores de Café e de Leite do município, Antelmo Ventorim, a parceria vai permitir que os produtores continuem a contar com os profissionais do Incaper e com o auxílio da Prefeitura, pois sozinhos não teriam condições de trabalhar.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Vanildo Pagio, a parceria vai permitir que as duas instituições continuem a realizar a assistência aos produtores. “Melhorar as tecnologias, no café e na pecuária, e aumentar a renda dos produtores é o nosso objetivo”.

O cafeicultor Tiago Zaque, da localidade de Montevidéo, destacou a importância do Incaper para a sua comunidade. “Graças ao Incaper, estamos conseguindo resultados positivos com o café. Com a renovação das lavouras, aumentamos a produção e melhoramos a renda, o que não deixa os produtores saírem do campo. Temos que acreditar na agricultura e contamos com esse apoio”.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)