Convênio para ensino da língua italiana em nível municipal

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A Prefeitura de Venda Nova e a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo- Alcies assinaram, nesta quinta-feira (25), um convênio de cooperação técnica e econômica para implantação do ensino da língua italiana nas escolas municipais. A solenidade foi pela manhã, na Prefeitura, com a presença do prefeito, Dalton Perim, da diretora da Alcies, Vanda Andreoli, da orientadora pedagógica da associação, Eliane Albiero, do secretário Municipal de Educação, Edson Zandonadi, e de professores da rede pública.

O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e prevê implantar o ensino da língua em caráter experimental nas três escolas de ensino fundamental de Venda Nova, sendo uma no Alto Caxixe e as outras em Pindobas e São João de Viçosa. A Alcies dará todo apoio técnico, orientação, capacitação de pessoal e assessoria em todas as etapas para implantação do projeto. Duas professoras do município lecionarão nesse primeiro ano de experiência. A pedagoga Eliane Falqueto vai coordenar os trabalhos, que se iniciarão em abril.

Para Edson, o projeto preenche uma lacuna na educação local. “Há uma necessidade de o nosso aluno ter um foco especial no lugar onde nasceu. Uma das maneiras de fazer isso é por meio do ensino da língua dos antepassados, no nosso caso, o dialeto veneto. Mais abrangente que o dialeto, o italiano oficial vai colocar esse aluno em contato com o mundo todo.”

O prefeito diz serem a educação e a saúde prioridades na atual gestão. “Nossa proposta é investir ao máximo nessas áreas. O maior acesso do jovem às línguas estrangeiras vai contribuir para prepará-lo melhor para o mercado de trabalho.”

Os professores da rede municipal estão com boas expectativas com o projeto. Uma delas é Maria Tereza Falchetto, uma das pioneiras no ensino do italiano para crianças no município. “O projeto está valorizando tudo aquilo que foi usado para construir Venda Nova: a cultura, o trabalho dos antepassados, o sofrimento… Até essa projeção que o município tem hoje se deve a tudo isso.”

Estudante do idioma, o pedagogo Carlos Daré vê novas oportunidades a partir de agora. “Estou feliz por ser aluno do curso de italiano da Alcies e de estar vivenciando isso hoje dentro da escola onde trabalho”, disse.

A diretora da Alcies, Vanda Andreoli, ressalta que as crianças são prioridade “absoluta” para o governo italiano e para a associação. “No Espírito Santo, estamos na quinta geração de descendentes de italianos. Isso significa que se não se investir nas escolas, nas crianças, as raízes italianas, além da língua, vão morrendo, empobrecendo toda a sociedade capixaba. Com esse projeto, Venda Nova volta à vocação dela: ser um berço da cultura italiana no Estado. Tomara que isso traga bons frutos à comunidade.”

Lei municipal instituiu ensino do idioma

A lei municipal número 867/09 que dispõe sobre a instituição do ensino do idioma nas turmas de 3º ao 5º ano do ensino fundamental foi aprovada por unanimidade em dezembro de 2009. Antes, foi aprovada a emenda modificativa constante do parecer da Comissão de Legislação e Redação Final. A emenda ao artigo 1º propõe 2010 como ano experimental com reavaliação para 2011.

O vereador Tarcísio Botacin- DEM, propositor da emenda, explicou o projeto e disse acreditar que este tenha sido um dos mais discutidos, tanto entre os vereadores quanto com o secretário de Educação, Edson Zandonadi, e quanto com a representante da Alcies. Em uma reunião, o secretário apresentou o resultado de uma pesquisa junto aos pais dos alunos, que mostrou resultado favorável: 85% de aprovação. Para o vereador, para efeito de implantação é preciso considerar os 15% que não querem, entre outras nuanças, e por isso propõe o caráter experimental. “Não é medida retrógrada, mas de precaução. Quando o projeto demora, é porque estamos buscando o melhor caminho.”

(* Com informações do site da Câmara de Venda Nova)

Confira mais Notícias

Educação

Inscrições abertas para pós-graduação em Nutrição Animal; há vagas no polo de VNI

Educação

Ifes Venda Nova oferece curso preparatório para seleção de cursos técnicos integrados

Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Mais de 16 mil estudantes do ES vão para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escola de Conceição do Castelo promove ‘Chá dos Avós’ e une comunidade escolar

Inscrições para curso de programação de jogos digitais em Venda Nova do Imigrante

Presidente da República sanciona lei do novo Ensino Médio

Sedu oferece formação em Letramento Racial