Coopeducar promove Encontro com a Matemática

A matemática é sempre vista como uma vilã para os estudantes, principalmente nas séries iniciais. A dificuldade em aprender acaba tornando a disciplina um verdadeiro desafio e motivo de medo entre as crianças e adolescentes.

 

Para desmitificar o ensino dessa ciência, facilitando a compreensão dos alunos e para que eles tomem gosto pelo estudo, o Centro de Educação e Cultura “Saber”, a Coopeducar tem trabalhado diferentes didáticas em sala de aula que descomplicando o aprendizado. Todo esse trabalho de pesquisa e laboratório realizado em sala de aula será apresentado às famílias dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II, durante o 3º Encontro com a Matemática.

 

O evento será realizado na sede da Escola, de 17 de junho a 02 de julho, sempre após o horário de aula do turno vespertino. Diversos conteúdos relacionados à matemática serão “ensinados” pelos próprios alunos aos pais, com didática facilitadora, através de jogos, elaborados e pesquisados por eles com a ajuda do corpo docente.

 

“O encontro é um laboratório onde aprendemos muito com os alunos, é preciso respeitar o ritmo da criança, ouvir o que ela pensa. Nunca se deve subestimar a capacidade delas”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola Marli Zupeli Bossois.

 

 

Confira a programação:

 

Dia 17/06

Literatura e as formas geométricas

*As cores e as formas brincam de compor diferentes cenários

Horário: 17h30

 

Dia 18 e 20/06

Da contagem à sobrecontagem – Um caminho a percorrer

*Ao somar 5 + 9, basta “guardar na cabeça” o 5 e juntar com o 9. É isso?

Horário: 17h30

 

Dia 19/06

Contar e recitar numerais é a mesma coisa?

*Jogos e coleções oportunizam desafios sobre a contagem e registros de quantidades

Horário: 17h30

 

 

Dia 21/06

Xadrez: um jogo multicultural

Horário: 18 horas

 

 

Dia 24/06

Tele Aula da divisão

Horário: 17h30

 

Dia 25/06

Tabuada de multiplicação de 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,… Tudo isso?

*A multiplicação fundamentada na tabuada simétrica, no valor posicional e na composição e decomposição dos numerais.

Horário: 17h30

 

 

Dia 26/06

“5 mais 7 é igual a 12. Vai 1”. O que isso quer dizer?

*Os jogos e as propostas de agrupamentos alicerçam os diferentes procedimentos de cálculos da adição.

Horário: 17h30

 

 

Dia 27/06

Base 10: Grande apoio nos cálculos!

*Um trabalho apoiado nesta base facilita nas resoluções de situações – problema, promove agilidade nos cálculos, na contagem e escrita de numerias.

Horário: 17h30

 

Dia 28/06

Colunas, linhas, regularidade numérica… O que tem a ver?

A regularidade numérica compreendida a partir de propostas com jogos de linhas e colunas

Horário: 17h30

 

Dia 01/07

Os desafios da fração

Horário: 18 horas

 

Dia 02/07

O homem que calculava

*Conteúdos da trajetória escolar inseridos nos desafios matemáticos em uma abordagem de Malba Tahan

Horário: 18 horas

 

 

 

 

 

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)