A matemática é sempre vista como uma vilã para os estudantes, principalmente nas séries iniciais. A dificuldade em aprender acaba tornando a disciplina um verdadeiro desafio e motivo de medo entre as crianças e adolescentes.
Para desmitificar o ensino dessa ciência, facilitando a compreensão dos alunos e para que eles tomem gosto pelo estudo, o Centro de Educação e Cultura “Saber”, a Coopeducar tem trabalhado diferentes didáticas em sala de aula que descomplicando o aprendizado. Todo esse trabalho de pesquisa e laboratório realizado em sala de aula será apresentado às famílias dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II, durante o 3º Encontro com a Matemática.
O evento será realizado na sede da Escola, de 17 de junho a 02 de julho, sempre após o horário de aula do turno vespertino. Diversos conteúdos relacionados à matemática serão “ensinados” pelos próprios alunos aos pais, com didática facilitadora, através de jogos, elaborados e pesquisados por eles com a ajuda do corpo docente.
“O encontro é um laboratório onde aprendemos muito com os alunos, é preciso respeitar o ritmo da criança, ouvir o que ela pensa. Nunca se deve subestimar a capacidade delas”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola Marli Zupeli Bossois.
Confira a programação:
Dia 17/06
Literatura e as formas geométricas
*As cores e as formas brincam de compor diferentes cenários
Horário: 17h30
Dia 18 e 20/06
Da contagem à sobrecontagem – Um caminho a percorrer
*Ao somar 5 + 9, basta “guardar na cabeça” o 5 e juntar com o 9. É isso?
Horário: 17h30
Dia 19/06
Contar e recitar numerais é a mesma coisa?
*Jogos e coleções oportunizam desafios sobre a contagem e registros de quantidades
Horário: 17h30
Dia 21/06
Xadrez: um jogo multicultural
Horário: 18 horas
Dia 24/06
Tele Aula da divisão
Horário: 17h30
Dia 25/06
Tabuada de multiplicação de 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,… Tudo isso?
*A multiplicação fundamentada na tabuada simétrica, no valor posicional e na composição e decomposição dos numerais.
Horário: 17h30
Dia 26/06
“5 mais 7 é igual a 12. Vai 1”. O que isso quer dizer?
*Os jogos e as propostas de agrupamentos alicerçam os diferentes procedimentos de cálculos da adição.
Horário: 17h30
Dia 27/06
Base 10: Grande apoio nos cálculos!
*Um trabalho apoiado nesta base facilita nas resoluções de situações – problema, promove agilidade nos cálculos, na contagem e escrita de numerias.
Horário: 17h30
Dia 28/06
Colunas, linhas, regularidade numérica… O que tem a ver?
A regularidade numérica compreendida a partir de propostas com jogos de linhas e colunas
Horário: 17h30
Dia 01/07
Os desafios da fração
Horário: 18 horas
Dia 02/07
O homem que calculava
*Conteúdos da trajetória escolar inseridos nos desafios matemáticos em uma abordagem de Malba Tahan
Horário: 18 horas