Coopeducar promove Encontro com a Matemática

A matemática é sempre vista como uma vilã para os estudantes, principalmente nas séries iniciais. A dificuldade em aprender acaba tornando a disciplina um verdadeiro desafio e motivo de medo entre as crianças e adolescentes.

 

Para desmitificar o ensino dessa ciência, facilitando a compreensão dos alunos e para que eles tomem gosto pelo estudo, o Centro de Educação e Cultura “Saber”, a Coopeducar tem trabalhado diferentes didáticas em sala de aula que descomplicando o aprendizado. Todo esse trabalho de pesquisa e laboratório realizado em sala de aula será apresentado às famílias dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II, durante o 3º Encontro com a Matemática.

 

O evento será realizado na sede da Escola, de 17 de junho a 02 de julho, sempre após o horário de aula do turno vespertino. Diversos conteúdos relacionados à matemática serão “ensinados” pelos próprios alunos aos pais, com didática facilitadora, através de jogos, elaborados e pesquisados por eles com a ajuda do corpo docente.

 

“O encontro é um laboratório onde aprendemos muito com os alunos, é preciso respeitar o ritmo da criança, ouvir o que ela pensa. Nunca se deve subestimar a capacidade delas”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola Marli Zupeli Bossois.

 

 

Confira a programação:

 

Dia 17/06

Literatura e as formas geométricas

*As cores e as formas brincam de compor diferentes cenários

Horário: 17h30

 

Dia 18 e 20/06

Da contagem à sobrecontagem – Um caminho a percorrer

*Ao somar 5 + 9, basta “guardar na cabeça” o 5 e juntar com o 9. É isso?

Horário: 17h30

 

Dia 19/06

Contar e recitar numerais é a mesma coisa?

*Jogos e coleções oportunizam desafios sobre a contagem e registros de quantidades

Horário: 17h30

 

 

Dia 21/06

Xadrez: um jogo multicultural

Horário: 18 horas

 

 

Dia 24/06

Tele Aula da divisão

Horário: 17h30

 

Dia 25/06

Tabuada de multiplicação de 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,… Tudo isso?

*A multiplicação fundamentada na tabuada simétrica, no valor posicional e na composição e decomposição dos numerais.

Horário: 17h30

 

 

Dia 26/06

“5 mais 7 é igual a 12. Vai 1”. O que isso quer dizer?

*Os jogos e as propostas de agrupamentos alicerçam os diferentes procedimentos de cálculos da adição.

Horário: 17h30

 

 

Dia 27/06

Base 10: Grande apoio nos cálculos!

*Um trabalho apoiado nesta base facilita nas resoluções de situações – problema, promove agilidade nos cálculos, na contagem e escrita de numerias.

Horário: 17h30

 

Dia 28/06

Colunas, linhas, regularidade numérica… O que tem a ver?

A regularidade numérica compreendida a partir de propostas com jogos de linhas e colunas

Horário: 17h30

 

Dia 01/07

Os desafios da fração

Horário: 18 horas

 

Dia 02/07

O homem que calculava

*Conteúdos da trajetória escolar inseridos nos desafios matemáticos em uma abordagem de Malba Tahan

Horário: 18 horas

 

 

 

 

 

Confira mais Notícias

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Estudantes devem entregar documentos até esta sexta (17) e confirmar matrícula na Rede Estadual