A Cooperativa de Ensino de Venda Nova- Coopeducar amplia sua área para melhor atender a educação infantil e o ensino fundamental. Até o fim deste ano, o espaço ambiental será transferido para o mesmo terreno ao lado da escola onde começa a ser erguida uma área de lazer com brinquedos feitos com pneus reaproveitados.
O terreno tem 900 metros quadrados e foi cedido por pais e cooperados para o lazer das crianças e para o novo espaço ambiental. Em parte do terreno, uma estufa já está pronta e, aos poucos, ganha forma a “Horta Circular”, onde os alunos vão cultivar ervas medicinais e aromáticas.
De acordo com a professora Elisângela Fioresi Grancer, o modelo da horta foi desenvolvido em um projeto mais amplo pelo Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural- Incaper. Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a horta na sede do Instituto, na Fazenda do Estado este ano, e adaptaram a ideia para o espaço ambiental da Coopeducar.
Antes mesmo de ser inaugurado, o novo espaço ambiental já vem despertando o interesse da comunidade. “Está mais visível para os pais e a comunidade vizinha da nossa escola. Já tem vizinho jogando lixo orgânico na composteira da Coopeducar antes mesmo de o espaço ser ativado”, diz a professora Elisângela.
A maior parte do terreno, que acompanha o paredão do prédio da sede e o ginásio esportivo da Coopeducar, é dedicada à área de lazer da educação infantil. Estão sendo feitos um circuito, uma pirâmide de escalada, balanços, entre outros brinquedos bem coloridos com pneus reaproveitados. Ainda este ano a criançada vai poder usufruir do espaço, garantiu a diretora da escola, Elis Falqueto.