Com Nilson Lorensoni, produtor e empresário da Banda Musical Lorenson, banda Capixaba, de Conceição do Castelo, que atua há mais de 10 anos nesta área, sente na pele os reflexos deste problema. Ele faz um breve comentário sobre o assunto:
Colaboração e competição. Há mais competição do que colaboração no meio artístico. Para a gente conseguir enfrentar essa competição há uma grande colaboração, dentro dos integrantes do nosso trabalho. Formamos um time, que junto mantêm uma estrutura forte porque o mercado é muito competitivo. É uma competição de espaço no mercado. Por exemplo, falando de Espírito Santo, para a gente conseguir um espaço dentro do Estado de Minas Gerais, a banda regional ocupa a mídia e você não aparece. Você vai ter que, através dos meios de comunicação, do CD, entrar uma competição para que o seu produto possa aparecer. Há muita gente inexperiente no mercado e muitas vezes uma situação que poderia ser saudável, passa a ser injusta.
Projetos sociais. Eu tenho um projeto e tenho batalhado por ele, baseado na união de cantores, para que juntos possamos formar uma grande cooperativa. Com a experiência do tempo e das dificuldades enfrentadas ao longo desses quinze anos, tem muita coisa que eu gostaria de passar para outras pessoas que estão no ramo para que eles não enfrentassem as mesmas dificuldades, passassem enfim, por caminhos mais suaves e chegassem mais rápido aos seus objetivos. Na realidade um grupo não interfere no sucesso do outro grupo.
*Publicada em 17/10/2006