Cooperativa de Cafeicultores inicia novos negócios

* Leandro Fidelis

Depois de vários projetos com foco na qualidade, a Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova quer conquistar mercados para oferecer aos produtores mais alternativas de venda, mesmo em tempos de crise. O Sebrae está apoiando a Pronova com um Plano de Acesso ao Mercado, que inclui participação em quatro feiras internacionais ainda neste ano.

A primeira etapa do projeto foi um estudo de mercado, com destaque para o de grãos certificados. Já a segunda, ainda em implantação, prevê a organização de todas as ações para divulgação da cooperativa. Por fim, a entrada ao mercado se dará por meio das feiras. A primeira será a SCAA (“Specialty Coffee Association of America”), prevista para 17 de abril, em Atlanta, Estados Unidos.

O diretor administrativo e financeiro da Pronova, Pedro Carnielli, destaca que focar em novos mercados é a saída para enfrentar a crise internacional, que prejudicou as vendas a partir de setembro, apesar da safra maior. “Queremos melhorar a apresentação do nosso trabalho e conhecer mais o mundo dos cafés especiais. Quando o mercado voltar a se aquecer, a cooperativa estará mais preparada”, diz Carnielli.

Em 2008, a Cooperativa comercializou 37 mil sacas, sendo 22 mil com incremento de qualidade e certificação (60%). A Certificadora “Fair Trade” e os concursos de qualidade garantiram boa parte das vendas.

De acordo com Carnielli, a safra será menor este ano e por isso a cooperativa vai manter a meta de comercialização de 35 a 40 mil sacas. “Esta quantia pode aumentar se o Mercado Solidário absorver. Nosso comércio ainda é pequeno perto do que a Região de Montanhas pode oferecer”.

Além do acesso maior ao mercado, a Pronova está melhorando a sua estrutura de comercialização de café para dar mais segurança aos produtores.

Assembleia

Todas estas iniciativas da Cooperativa e os resultados do último ano serão apresentados nesta sexta-feira (27), durante a Assembleia Geral Ordinária, às 19 horas, no ginásio de esportes da Apae, em Venda Nova. A expectativa é da participação dos 266 cooperados.

A diretoria da Pronova, cujo presidente é Ivan Caliman, vai apresentar o balanço contábil do ano anterior, eleger novo Conselho Fiscal e destinar as sobras. Para Pedro Carnielli, a assembleia vai mostrar que os resultados foram positivos. “Devolvemos R$ 108 mil de capital social aos sócios-majoritários. Isto é um ponto muito positivo da cooperativa”.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)