A festa de comemoração dos 50 anos da Cooperativa Mista de Castelo (Cacal), que aconteceu neste sábado (09), contou com a inauguração de dois silos para armazenagem de matéria-prima para a produção de ração. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo transferidos à cooperativa por meio de convênio.
O convênio foi firmado por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura- Seag no valor de R$ 94.579,00. A produção de ração é atualmente uma das principais atividades da cooperativa.
“Devemos parabenizar a Cacal por toda sua história de luta para enfrentar as dificuldades da época em que foi criada para hoje poder comemorar os 50 anos da organização. O Governo realiza o maior investimento da história da agricultura no Espírito Santo e as cooperativas são instrumentos do desenvolvimento em todo o Estado”, disse o governador Renato Casagrande.
“Queremos agradecer todo o apoio que o Governo do Espírito Santo ofereceu para nossa cooperativa superar os momentos de dificuldade e poder comemorar, hoje, os 50 anos de existência. Sabemos que sempre vamos poder contar com essa parceria para continuarmos levando desenvolvimento aos nossos produtores associados”, afirmou o presidente da Cacal, Domingos Pessin.
Também foram entregues à Cacal, por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’, um trator agrícola com arado e um veículo pick-up. Os equipamentos fazem parte de um pacote de R$ 331.966,10 que beneficiou diversas cooperativas de Castelo. A operação foi realizada por meio do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’.
“O Governo desenvolve uma programação robusta para atender o interior do Estado, principalmente na agricultura. Os equipamentos que entregamos à Cacal fazem parte do mais amplo programa de atendimento aos agricultores familiares do Brasil, que é o Programa Vida no Campo. A orientação do Governo é manter firme a parceria com as cooperativas para tornar os produtores rurais capixabas mais competitivos”, declarou o secretário da Agricultura Enio Bergoli.
“Este é um momento muito importante para o município de Castelo e agradecemos à Cacal por trazer desenvolvimento para nossa cidade nesses 50 anos de trajetória. Também agradecemos à parceria do Governo com o município, que sempre traz investimentos para melhorar a vida da nossa população”, afirmou o prefeito Jair Ferraço.
Programa ‘Vida no Campo’
O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.