FMZ A Rádio
da Família

Cooperativa de ensino representa ES em evento da Unesco

•Por Leandro Fidelis

A Cooperativa de Ensino de Venda Nova, a Coopeducar, vai representar o Espírito Santo no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Unesco, dia 10 de novembro, em Brasília. Os professores Marli Bossois e Emerson Amorim viajaram ontem a convite do Ministério da Ciência e da Tecnologia.

“Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta” é o tema do concurso de monografias e desenhos da edição deste ano, celebrando, também, o Ano Polar Internacional 2007-2008, estabelecido pelas Nações Unidas, e os 25 anos do Programa Antártico Brasileiro. O concurso é voltado para estudantes de ensino médio de todo o Brasil.

O objetivo do evento é fazer estudantes, professores, cientistas e autoridades nas áreas de ciência, tecnologia e educação, refletirem sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento visando a melhoria das condições de vida das pessoas.

Segundo Cláudia Feu, da Secretaria de Educação de Venda Nova, a oportunidade para participar surgiu na Feira de Ciências de 2006, quando representantes do Ministério da Ciência conheceram dois projetos da Coopeducar: a mandala dos cinco “Rs” e o simulador de furacões, desenvolvidos a partir do sub-tema “desastres naturais”.

“Foi um passo importante o contato da Prefeitura com o Ministério. A Coopeducar é a única escola fora do Distrito Federal participando”, destaca Cláudia, autora do simulador junto com o professor de artes Emerson.

Durante o evento da Unesco, os professores vão ministrar oficinas de reutilização de materiais, como os que resultaram na mandala e no furacão.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´