* Leandro Fidelis/Valdinei Guimarães
A coordenadora da Região Sul do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e presidente da Associazione Trevisani nel Mondo, Ivana Casagrande Scabelo, (31), morreu em um acidente de carro na manhã de hoje (19) na Rodovia Pedro Cola próximo à entrada da localidade de São Roque, em Venda Nova. O acidente foi por volta das 8h30 da manhã. Ivana seguia para Castelo a trabalho.
O Peugeot que ela dirigia perdeu o controle, saiu da pista após uma curva e desceu uma ribanceira. O veículo parou com as rodas para cima a cerca de 30 metros abaixo do asfalto. O corpo da vítima ficou preso ao cinto de segurança. Os bombeiros não puderam apontar as causas do acidente. O emblema da associação que ela representava ficou caído perto do veículo.
Moradores próximos ao local do acidente disseram ter ouvido um barulho e foram verificar o que tinha acontecido. De acordo com eles, quando chegaram ao veículo, Ivana já estava morta. O para-choque dianteiro do veículo foi arrancado pela batida e lançado a alguns metros do carro.
Uma vida dedicada às tradições dos imigrantes
A pedagoga Ivana Casagrande Scabelo sempre buscou manter ligação com a cultura dos antepassados italianos. A Festa da Polenta era sua grande paixão. Participou das primeiras formações do Grupo de Dança Granello Giallo, foi a responsável pela criação do Grupo de Dança “Piccoli Alpini”, do Circolo Trentino de Venda Nova, e coordenava o “Dei Bambini”, grupo de crianças que se apresenta na Festa.
Atualmente, Ivana era presidente da Associazione Trevisani nel Mondo, que congrega a maior parte das famílias de origem italiana do município. Durante a última Festa da Polenta, em outubro, foi dela a iniciativa de colocar as famílias trevisanas no desfile do Queijo Gigante, um trabalho voluntário a que se dedicou durante meses pelo amor que sempre nutriu pelas tradições e pela própria Itália.
Como coordenadora da região Sul do CIEE, associação para qual trabalhou desde 2002, Ivana Scabelo chegou a ser homenageada pela Câmara Municipal de Venda Nova em outubro de 2012 pelos serviços prestados em dez anos do CIEE no município. Devido à morte de Ivana, foi cancelada a participação da rainha e princesas da Festa da Polenta e do Coral Santa Cecília no evento natalino promovido pelo Governo do Estado na noite de hoje(19) em Vitória.
Email enviado à nossa redação:
A Associação dos Vênetos em Roma expressa as mais sentidas condolências à família de Ivana Casagrande Scabelo e à Associazione Trevisani nel Mondo, pela perda de uma moça solar, com vontade de viver e com tantos projetos de solidariedade para realizar.
Tive a oportunidade de conhecer Ivana na ocasião do seu período em Roma. Junto a uns 20 jovens, participou de um jantar em honra dos jovens ítalo-brasileiros, oferecido por mim, ao Círculo Oficial da Marinha. Ao final do jantar, ofereci com dedicatória a todos um livro meu sobre Anita e Giuseppe Garibaldi. Recordarei na oração a nossa querida Ivana.
Claudio Modena
(Presidente da Associação dos Vênetos em Rosa e da Associação Cultural do Rio Pó)