Considerado o maior evento do futebol infanto-juvenil capixaba, a 9ª Copa da Juventude, sediada em Venda Nova desde o dia 10 sob a organização do Instituto Meninos de Ouro com o apoio da Prefeitura de Venda Nova e Rio Branco Futebol Clube, tem gerado também insatisfação no município. Alguns atletas participantes têm deixado um rastro de sujeira e falta de respeito por onde passam.
Na sessão da última terça-feira (13), o vereador Davi Schettino Minete- PV disse que esteve no Centro de Eventos, onde foi servido o almoço aos atletas, no último domingo, e viu um grande desperdício de comida. “A alimentação está sendo de qualidade e é toda balanceada. Mesmo assim, tem caso de muito desperdício. Têm atletas que dão uma mordida na maçã e depois jogam a fruta no lixo, assim como pratos inteiros de refeição.”
Segundo o vereador, no ano passado foram repassados R$ 70 mil para o evento esportivo e para ele, os próximos repasses devem ser repensados em razão desse comportamento de alguns atletas. Davi presenciou e fotografou a sujeira, que incluiu um rastro da casca de mexerica do Polentão até alguns metros adiante, quando a fruta acabou. “Nas escolas, as condições dos banheiros e salas encontradas pelos servidores são lamentáveis.”
Na avaliação de Davi, a Prefeitura tem valorizado o esporte, mas que se faz necessário repensar se vale a pena. “Quando nossos atletas saem de Venda Nova, têm que bancar tudo. Sabemos da dificuldade e fico triste pelo investimento feito pelo município. Quantos projetos aqui poderiam ser mais incentivados?”
Importância
Para Marco Grillo- PSDB, vereador e presidente da Câmara, é um fator preocupante se realmente essa meninada está tendo esse comportamento. Ele, que esteve na abertura, lembrou que o discurso do prefeito Dalton Perim- PMDB é o oposto disso, pois considera que atividades esportivas como essa servem para ajudar a educar. “Acredito que se isso ocorreu, é comportamento da minoria. De qualquer forma é preocupante e deve-se achar alternativa para lidar com a situação, pois o evento é importante sim.”
Alberto Falqueto- PDT disse já ter conversado com Tarcísio Botacin- DEM, que se deparou com uma dessas equipes num comportamento que o deixou abismado. “Eram palavrões, pulos nas paredes das casas… Um comportamento aquém de quem não tem o mínimo de educação. Temos muitos atletas com dificuldade de se deslocar para competições nacionais e internacionais. Esse dinheiro seria bem-vindo. Se têm muitos querendo bancar e se não vale a pena, seria interessante deixar para outros”.
Copa da Juventude
Com 22 clubes inscritos, em duas categorias, mirim (12/13 anos) e infantil (14/15), a Copa segue até o dia 18, domingo. Os jogos da primeira fase foram disputados nos campos das comunidades de São Roque e Bananeiras e no estádio do Rio Branco, no Centro, na semifinal e final.
Este ano, a Copa da Juventude foi dividida em quatro chaves, sendo que uma delas, pela primeira vez, foi disputada fora de Venda Nova. Muniz Freire sediou uma chave, onde estão os clubes Sendas/RJ, Usipa/MG, Faria Lemos/MG, Castelo e a do próprio município. A partir das quartas de final, os jogos se concentrarão no Estádio do Rio Branco.
Com exceção de alguns clubes mais estruturados, os atletas que moram fora do município estão abrigados nas escolas, onde usam as salas de aula e banheiros (* Site Câmara de Venda Nova).