FMZ A Rádio
da Família

Coração de pai faz filho pedalar mais de 6 mil km

* Por Leandro Fidelis

Seria só mais um Silva se uma bicicleta e um desejo de rever a família não fossem também personagens desta história. O potiguar Antônio Salustriano da Silva, de 38 anos, já rodou mais de 6 mil km desde que saiu de seu Estado em janeiro deste ano rumo a São Paulo.

O objetivo, porém, não é entrar no Livro dos Recordes e, sim, chegar à cidade de São Bernardo do Campo, onde vive a família que não vê há 27 anos. Sem trabalho e com o pai de 97 recém-operado de ponte safena, não teve outra saída: veio pedalando. Nem contou para os pais a vinda de bicicleta para não deixá-los preocupados.

Dos 15 filhos, é o único homem, o único solteiro e também o único que ficou no Rio Grande do Norte. O ponto de partida foi a cidade de Jucurutu, onde trabalhou numa salina. Ao perder o emprego, mandou os únicos R$ 1.200,00 que tinha para ajudar na cirurgia do pai.

Diante desta situação, pegou roupa, coberta, alguns mantimentos e peças de bicicleta, ajeitou tudo na garupa para a jornada forçada sobre suas rodas. “Carrego cerca de 70 kg além dos meus 64. Só sigo pelas rodovias federais, dormindo nos postos de gasolina e pedindo ajuda nas Prefeituras”, contou Antônio durante entrevista ao vivo ontem à tarde na FMZ (Confira áudio neste site!).

Desde que partiu em 24 de janeiro, já cruzou Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A maior dor de cabeça durante o caminho, diz, é ter que parar nos postos fiscais nas divisas. “Já me deixaram esperando 9 horas. Advertem para o retrovisor quebrado, falta de luva e tênis adequados, mas não tenho dinheiro”.

Ontem, o nordestino passou o dia em Venda Nova em busca de apoio. Ele continuará sua aventura hoje, seguindo em direção ao Rio. De lá, toma a Via Dutra para São Paulo. Serão pelo menos mais dois meses de viagem. Só Antônio da Silva e Deus.

A reportagem da FMZ já noticiou a passagem de um ciclista aventureiro em junho deste ano em Venda Nova. Leia matéria: “Ciclista que tenta recorde passa por VNI” no arquivo de notícias ou copie o link: http://www.radiofmz.com.br/noticias.php?id=219&id_assunto=

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´