As notícias sobre o coronavírus têm chamado a atenção da comunidade e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está tomando as medidas para lidar com eventuais ocorrências no Município. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram capacitados na semana passada e está em fase de conclusão o plano para agir nos casos suspeitos.
O treinamento aconteceu por meio de palestra via internet. Os profissionais da saúde da rede municipal de saúde vão participar de outras duas capacitações. O foco neste momento é estar preparado para tomar as ações necessárias caso haja suspeita do coronavírus em Venda Nova. Por isso, a SMS já trabalha no plano de atendimento e procedimentos para encaminhar possíveis pacientes com suspeita do vírus.
De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda (02), o Espírito Santo não tem casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Seis casos suspeitos estão em análise e, em todos eles, os pacientes apresentam histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19.
Como prevenir
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e secreção que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias:
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.