Cidades

Corredor de umidade provoca chuva e alivia calor no Espírito Santo

A atuação de um corredor de umidade deve provocar vários dias consecutivos de instabilidade no Espírito Santo ao longo desta semana, com previsão de chuva frequente e risco de acumulados expressivos em diferentes regiões do Estado. O prognóstico é da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Nesta segunda-feira (19), a partir da tarde, o calor e o abafamento ainda predominam, mas há previsão de pancadas de chuva com trovoadas nas regiões Sul, Serrana e em parte do Noroeste, avançando à noite para o litoral sul e a Grande Vitória.

A partir de terça-feira (20), a instabilidade ganha força com a atuação de um canal de umidade, favorecendo chuva ao longo do dia em todas as regiões capixabas. Há risco de acumulados expressivos em alguns trechos, devido à persistência das precipitações. As temperaturas apresentam queda acentuada, reduzindo a sensação de calor.

Esse padrão de tempo instável se mantém na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), quando o canal de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Nesses dias, a previsão segue indicando chuva ao longo do dia em todo o Estado, com maior frequência e volumes mais elevados principalmente nas regiões Sul, Serrana, na Grande Vitória e em áreas do Noroeste.

Na sexta-feira (23), a ZCAS perde intensidade sobre o Espírito Santo, mas a umidade transportada pelos ventos marítimos ainda mantém o tempo instável. As chuvas passam a se concentrar com maior frequência na metade sul do Estado, incluindo a Grande Vitória, e em áreas do Noroeste próximas à divisa com Minas Gerais. As temperaturas voltam a subir de forma gradual.

De acordo com o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a persistência da instabilidade ao longo da semana exige atenção, especialmente devido à possibilidade de volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, o que pode gerar impactos pontuais. A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e, em caso de qualquer situação de risco, entre em contato com a Defesa Civil para receber orientações e apoio, a fim de minimizar os possíveis impactos decorrentes dessas condições.

Para informações detalhadas e atualizadas, acesse o portal da Coordenação de Meteorologia do Incaper: https://meteorologia.incaper.es.gov.br .

Com informações do Incaper.

LEIA TAMBÉM

Venda Nova utilizar “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue

Rio Branco de Venda Nova inova com show musical antes e depois da partida

Homem de 48 anos é preso por estupro de vulnerável em Venda Nova do Imigrante

Confira mais Notícias

Após 10 anos, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante anuncia concurso público

Venda Nova utiliza “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue

Prefeitura de Venda Nova vai se reunir com a Cesan para tratar sobre o abastecimento de água em Venda Nova

Projeto em Venda Nova vai fornecer sementes da Mata Atlântica para agricultores implantarem agroflorestas

ES amplia Micropolo e reforça atendimento especializado na Região Serrana

Abertas inscrições para curso gratuito de Diagnóstico de Falhas de Veículos Pesados em Venda Nova

Réveillon no ES: fogos de artifício com barulho estão proibidos

Governo do ES lança edital de licitação para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas