A atuação de um corredor de umidade deve provocar vários dias consecutivos de instabilidade no Espírito Santo ao longo desta semana, com previsão de chuva frequente e risco de acumulados expressivos em diferentes regiões do Estado. O prognóstico é da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Nesta segunda-feira (19), a partir da tarde, o calor e o abafamento ainda predominam, mas há previsão de pancadas de chuva com trovoadas nas regiões Sul, Serrana e em parte do Noroeste, avançando à noite para o litoral sul e a Grande Vitória.
A partir de terça-feira (20), a instabilidade ganha força com a atuação de um canal de umidade, favorecendo chuva ao longo do dia em todas as regiões capixabas. Há risco de acumulados expressivos em alguns trechos, devido à persistência das precipitações. As temperaturas apresentam queda acentuada, reduzindo a sensação de calor.
Esse padrão de tempo instável se mantém na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), quando o canal de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Nesses dias, a previsão segue indicando chuva ao longo do dia em todo o Estado, com maior frequência e volumes mais elevados principalmente nas regiões Sul, Serrana, na Grande Vitória e em áreas do Noroeste.
Na sexta-feira (23), a ZCAS perde intensidade sobre o Espírito Santo, mas a umidade transportada pelos ventos marítimos ainda mantém o tempo instável. As chuvas passam a se concentrar com maior frequência na metade sul do Estado, incluindo a Grande Vitória, e em áreas do Noroeste próximas à divisa com Minas Gerais. As temperaturas voltam a subir de forma gradual.
De acordo com o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a persistência da instabilidade ao longo da semana exige atenção, especialmente devido à possibilidade de volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, o que pode gerar impactos pontuais. A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e, em caso de qualquer situação de risco, entre em contato com a Defesa Civil para receber orientações e apoio, a fim de minimizar os possíveis impactos decorrentes dessas condições.
Para informações detalhadas e atualizadas, acesse o portal da Coordenação de Meteorologia do Incaper: https://meteorologia.incaper.es.gov.br .
Com informações do Incaper.
LEIA TAMBÉM
Venda Nova utilizar “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue
Rio Branco de Venda Nova inova com show musical antes e depois da partida
Homem de 48 anos é preso por estupro de vulnerável em Venda Nova do Imigrante