Costureiras formam cooperativa em Brejetuba

* Por Leandro Fidelis

Mulheres organizadas para costurar roupas e projetos de vida. Em Brejetuba, Região Serrana do Estado, foi formada uma cooperativa que está gerando renda para 35 moradoras a partir da confecção de roupas e artesanato. O resultado positivo são os convênios firmados com duas indústrias da moda.

A Cooperativa de Trabalho Artesanato e Confecções de Brejetuba- Coopearb funciona há dois anos no prédio da antiga Escola Álvaro Castelo. As mulheres se dividem na confecção de roupas íntimas, conserto de peças em malha e produção de uniformes. O retorno maior é com os uniformes, atendendo a toda a Região Serrana capixaba e até Minas Gerais. Parte da receita é para a compra de material e o que sobra é divido em partes iguais entre as mulheres.

A Prefeitura doou a primeira máquina. Com o dinheiro do próprio caixa da cooperativa, o grupo adquiriu mais máquinas para agilizar os trabalhos de segunda à sexta-feira, das 7h às 16 horas. Segundo Marlene de Souza Dias Fraga, presidente da Coopearb, ainda faltam dois modelos diferentes de máquinas para melhorar os acabamentos nas roupas. “Só vamos poder ter as 35 cooperadas reunidas neste espaço quando tivermos mais máquinas e serviço”, diz Marlene.

Muitas cooperadas trabalhavam na roça e nunca tinham pegado numa máquina de costura. “A maioria mora no interior e sofreu resistência dos maridos no início. Hoje eles já vêem com bons olhos o dinheiro extra que colabora mensalmente com o orçamento da casa, diferente do café que só dá dinheiro uma vez por ano”, acrescenta Marlene.

Vera Lúcia de Abreu Stoffel, 35 anos, já sabia costurar, mas dependia financeiramente do marido antes de entrar na cooperativa. “Os meus gastos eu mesmo estou pagando, enquanto meu marido pode fazer outros investimentos com o que sobra. Melhorou nossa qualidade de vida”.

As costureiras também se qualificam em cursos realizados duas vezes ao ano oferecidos pela Organização de Cooperativas do Brasil- OCB, através do Senac e do Sebrae.

O esforço e união das mulheres em Brejetuba estão valendo a pena. Em dois convênios recentes com as marcas Mar Vermelho e Cobra D’Água foi estabelecida a produção de 3.000 peças para o verão. As peças já chegam cortadas da fábrica e a cooperativa só faz a montagem antes de serem exportadas para a China.

Serviço:

Cooperativa de Trabalho Artesanato e Confecções de Brejetuba- Coopearb

* Funciona na antiga Escola Álvaro Castelo, no centro da cidade

Segunda à sexta-feira, das 7 às 16h

Contato: (27) 9995-4137 (Marlene)

Confira mais Notícias

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social