Cota única e primeira parcela do IPTU de Venda Nova vencem no próximo dia 30

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, já foram distribuídos em Venda Nova e têm o primeiro vencimento para o dia 30 de setembro. O contribuinte poderá pagar o imposto em uma única parcela, recebendo um desconto de 10%, ou dividir o valor em até três parcelas – o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 53,40. A novidade é que neste ano o distrito de Alto Caxixe foi englobado à área de expansão do cadastro imobiliário recebendo a cobrança do imposto.

 

Os contribuintes podem efetuar o pagamento do IPTU em Casas Lotéricas, Banesfácil, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes e Sicoob. Segundo a servidora do setor de tributação da Prefeitura, Josete Regina das Neves Moulin, os carnês contêm tributos vinculados, sendo eles: IPTU, serviço de coleta de lixo, serviço de conservação de calçamento e taxa de expediente.

 

 “Os tributos são cobrados de acordo com a realidade de cada imóvel. Em uma das últimas folhas do carnê o contribuinte pode acessar o que está sendo cobrado”, explica a servidora.

 

Qualquer divergência nos dados cadastrais dos carnês ou dúvidas sobre o imposto e taxas podem ser informadas e esclarecidas no Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Venda Nova, 1º andar, Avenida Evandi Américo Comarela,385, Esplanada, ou pelo telefone (28) 3546-1188. O atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.

 

Reunião vai esclarecer dúvidas de moradores do Alto Caxixe

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos moradores do Alto Caxixe, que pela primeira vez vão pagar o IPTU, a Prefeitura Municipal vai promover uma reunião na localidade na próxima segunda-feira, dia 23, às 19 horas, no auditório da Escola Municipal do Caxixe.

 

Além disso, na terça e na quarta-feira, dias 24 e 25, um servidor do setor de Tributação ficará na comunidade prestando atendimento à população. O atendimento será o dia todo na Escola Municipal do Caxixe.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O IPTU

O que é IPTU e como funciona?

O Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo instituído pela Constituição Federal que incide sobre a propriedade imobiliária localizada em zona urbana ou extensão urbana, incluindo todos os tipos de imóveis – residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio.

 

Zona Urbana, de acordo com a Lei Municipal Nº 513/2001, é uma localidade que oferece condições básicas aos habitantes, tendo pelo menos dois dos seguintes melhoramentos: meio fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistemas de esgotos sanitários; rede de iluminação pública e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 quilômetros do imóvel considerado.  

 

Para que serve o IPTU?

O dinheiro arrecadado com a cobrança do IPTU é utilizado pela Prefeitura para custear as despesas municipais e para a realização de novos investimentos.

 

Sou obrigado a pagar o IPTU de uma só vez?

Não. O IPTU pode ser pago em uma única parcela, com desconto de 10 %, ou parcelado em até três vezes. A primeira parcela e a cota única vencem no dia 30 de setembro de 2019, as demais nos dias 30 de outubro e 30 de novembro.

 

Onde pagar o IPTU?

O contribuinte pode efetuar o pagamento do IPTU em Casas Lotéricas, Banesfácil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banestes e Sicoob.

 

Dúvidas e informações

Entre em contato com o Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Venda Nova, 1º andar, Avenida Evandi Américo Comarela,385, Esplanada, ou pelo telefone (28) 3546-1188. O atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo