A morte de um adolescente de 16 anos na última quarta-feira (22) em Venda Nova do Imigrante, vítima de meningite, deixou autoridades sanitárias do Espírito Santo em alerta. Somente neste ano, cinco pessoas morreram no Estado vítimas da doença e outras 30 foram contaminadas. No Hospital Infantil, em Vitória, mais uma vítima: Lara Fabian Bellon, de apenas quatro anos, está internada em estado grave.
A menina corre risco de morrer. Lara tem a forma mais grave da doença, a mesma que infectou o jovem Jusan Garcia dos Santos, que travou uma batalha contra a doença na semana passada e não resistiu. Ele morreu no último dia 22, quatro horas após dar entrada no hospital. Os dois moram na mesma região, em Castelo, no Sul do Estado.
Segundo a médica da Secretaria de Saúde, não há risco de surto
De acordo com a médica sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Clemilda Marques, está sendo feito levantamento de todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas. Elas passarão por um tratamento chamado de quimioprofilaxia. De acordo com médica, não há risco de surto da doença no Estado.
“Existe preocupação, mas esses são índices esperados dentro da incidência para o Estado. Mas em nenhum momento deixamos de preconizar as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou, alertando a população como se prevenir: “A população deve deixar portas e janelas sempre abertas em locais de aglomeração e a qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, rigidez na região da nuca e vômitos e jato, a procurar imediatamente uma unidade de saúde ou hospital”, orientou.
* Fonte: Folha Vitória