No próximo dia 15, um grupo representativo vai visitar duas propriedades rurais de Venda Nova junto com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal- Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, que pretende montar um modelo piloto de sala de abate. A ação é um resultado prático de uma reunião no último dia 2 de março, no escritório da Findes de Venda Nova.
A pauta de discussão foi a criação, abate e comercialização de pequenos animais em propriedades envolvidas no agroturismo, onde participaram o presidente da Câmara, Marco Grillo- PSDB, e o vereador Fernando Altoé- PSDB, técnicos e presidente do Idaf, o presidente do Incaper, Evair de Melo, e representantes do Sebrae, dos produtores, além de quatro secretários municipais: de Meio Ambiente, Henrique Lorenção, de Saúde, Liliane Athaide, de Agricultura, Sávio Filete, e de Turismo, Tarcísio Caliman.
De acordo com Grillo, articulador da discussão junto com a economista doméstica, Rita Zanúncio, o gargalo é a criação de suínos. Ele salientou que a intenção final é possibilitar aos produtores incluir seus produtos no Sistema Brasileiro de Inspeção, em substituição ao Selo de Inspeção Municipal- SIM, criado em 95 por ele, que já foi secretário de Turismo. Ele lembrou que o Rio de Janeiro e Minas Gerais já fizeram a solicitação, o que pode significar que os produtos desses estados estarão competindo livremente com os do município e da região (* Site Câmara de Venda Nova)