Geral

Criança nasce com dois dentes em Santa Maria de Jetibá

O nascimento de uma criança chamou a atenção de moradores de Santa Maria de Jetibá na manhã da última sexta-feira (2). É que a menina Emanoela nasceu com dois dentes, fato curioso e pouco comum. A mãe, a granjeira Deolinda Hussan, 28 anos, achou estranho quando viu a recém nascida com dois dentes incisivos centrais inferiores.

“Eu nunca tinha ouvido falar em um caso parecido. A minha mãe também falou que nunca ouviu dizer que uma criança nasceu com dentes. É uma coisa muito diferente mesmo. O médico que fez o parto disse que vou ter que extrair os dentes da bebê até amanhã, pois eles estão meio soltos e a criança pode engolir caso eles se soltem”, contou a mãe.

A criança nasceu no Hospital Concórdia, na Sede de Santa Maria, por volta de 9 horas. “Ela nasceu pesando quase três quilos. Eu ainda não sei onde vou mandar extrair esses dentinhos. Acho que só em algum hospital de Vitória isso será possível”, disse Deolinda.

O ginecologista e obstetra Otto Fernando Baptista, que também é presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), esclareceu que é comum alguns bebês nascerem com dentes. Segundo ele, a arcada dentada já é formada no útero da mãe.

“Em meus 25 anos de profissão eu já fiz cinco partos de crianças que nasceram com dentes. Não é nenhuma anomalia. Não é comum, mas é perfeitamente normal casos como esse. Por isso as mães são orientadas a se alimentarem com folhas verdes escuras e com cálcio, pois os dentes já se formam no útero”, explicou.

A odontóloga Gisele Mara Nalesso Mees, não aconselha a extração dos dentes. “Não é preciso extrair os dentes imediatamente. Se os dentes estiverem ferindo os mamilos do seio da mãe, pode se pensar em extração, caso contrário eles podem permanecer normalmente”, orienta a dentista.

Ela disse que esse tipo de dente é chamado de natal, pois se forma antes do parto. “Eles estão meio soltos porque o osso está frágil, mas isso se normaliza rapidamente. Aconselho a mãe a fazer uma radiografia quando a criança estiver com seis meses de idade para saber se não há dentes por baixo; nesse caso, eles devem ser extraídos. Se não há dentes por baixo desses, eles irão cair como dentes de leite comuns”, informou a dentista (* Site Montanhas Capixabas).

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho